Acessos

sábado, 10 de agosto de 2013

Sessão Especial em homenagem ao Dia do Economista

Acontece às 14h da próxima terça-feira (13), no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), Sessão Especial em homenagem ao Dia do Economista, comemorado no dia 13 de agosto, e no ano em que o Amazonas sediará, pela primeira vez, o XX Congresso Brasileiro de Economia (CBE), que debaterá o tema “Economia Verde, Desenvolvimento e Mudanças Econômicas Globais”. O evento tem como autor o deputado José Ricardo Wendling (PT), que é economista e líder do PT na Aleam.

No dia 13 de agosto de 1951, o então presidente Getúlio Vargas sancionou a Lei nº 1.411, que passou a regulamentar o exercício profissional do economista. Somaram-se a esta lei o Decreto n.º 31.794, de 17 de novembro de 1952; a Lei n.º 6.021, de 03 de janeiro de 1974; a Lei n.º 6.537, de 19 de junho de 1978; e a Lei n.º 6.206, de 07 de maio de 1975. É este conjunto legal que regulamenta a profissão de economista no Brasil.

No Amazonas, este profissional também é valorizado, a começar pelo Conselho Regional de Economia (Corecon/AM), Autarquia Federal legalmente constituída para registrar, disciplinar e exercer a fiscalização das pessoas físicas e jurídicas que atuam no campo profissional do economista. Além disso, o Corecon tem a missão de fiscalizar o mercado de trabalho do economista, em sua área de jurisdição, e desenvolver estratégicas de valorização profissional, na busca de resultados prósperos e duradouros.

Para José Ricardo, essa é uma justa homenagem a todos os economistas que, muitas vezes, são vistos como o profissional das crises, destacando-se no mundo global e instantâneo contemporâneo por sua formação holística, mas que, na verdade, são profissionais do bem-estar social, sendo intérpretes da sociedade e colocando-se também como importantes agentes de transformação da própria sociedade. “E a atuação do economista na região assume proporções ainda maiores, uma vez que necessitamos com urgência de novas alternativas econômicas, além da Zona Franca de Manaus, utilizando as riquezas da biodiversidade da Amazônia e desenvolvendo a economia regional, como o polo de pescado, a juta e a malva”, declarou.

Foram convidados para essa Sessão Especial, dentre outros órgãos e entidades: Conselho Regional de Economia (Corecon), Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Secretaria Municipal de Finanças (Semef), Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Comissões de Finanças Públicas da Aleam e da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam), Associação Comercial do Amazonas (ACA), além das faculdades de economia, das consultorias econômicas e dos economistas de vários segmentos.

Serviço
  • O QUE: Sessão Especial em homenagem ao Dia do Economista;
  • QUANDO: Terça-feira – dia 13 de agosto de 2013;
  • HORA: 14h;
  • ONDE: Plenário da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam);
  • ENDEREÇO: Av. Mário Ypiranga Monteiro, nº 3.950 (antiga Recife) - Parque Dez.
Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário