Acessos

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Waldemir denuncia mais descasos na saúde pública do município.


Diante da denúncia publicada em um jornal local, onde os pacientes da Unidade Básica de Saúde (UBS) Lúcio Flávio, no bairro da Betânia, Zona Sul, reclamam de falta de vagas para o atendimento odontológico, o vereador Waldemir José (PT) disse que “a situação demonstra mais um comportamento de negligência por parte da Prefeitura com relação ao cuidado com a saúde do município”. Por isso, ele anunciou na manhã de segunda-feira (22), durante a Sessão Plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM), que fará uma visita à UBS para verificar se situação ainda continua.

Segunda a reportagem, o população atendida por essa UBS reclamam da falta de materiais descartáveis e do funcionamento inadequado do aparelhos de ar-condicionados que tornam as condições de trabalho as piores possíveis. Por conta disso, os 3 odontólogos dessa unidade deixam de atender mais de 50 pacientes por dia, o que daria mais de 1000 pessoas que não são atendidas durante o mês.

“Existem problemas crônicos na saúde. Se juntarmos essas informações com as outras que obtive durante as fiscalizações que realizo desde o ano passado nas UBSs, vamos observar que a falta de materiais para o atendimento à população é um problema generalizado no sistema de saúde”, salientou Waldemir José referindo-se aos problemas encontrados por ele, como: a falta de manutenção nos equipamentos de saúde; a falta de condições adequadas de trabalho; a falta de materiais básicos, até mesmo para um simples curativo; a falta de profissionais de saúde, dentre outros.

O parlamentar lembrou que nada no orçamento municipal que está destinado à saúde mudou, portanto não há justificativa para a negligência que está ocorrendo. “As compras para o setor da saúde continuam as mesmas, os operadores continuam os mesmo, os profissionais estão sendo pagos em dia e, apesar disso, a falta de cuidado com os serviços públicos inviabiliza o atendimento adequado à população. Isso representa um prejuízo enorme para a cidade, pois os investimentos nesses locais custaram milhões aos cofres públicos”, disse Waldemir.

Dengue Hemorrágica

Outro assunto abordado pelo parlamentar durante a Sessão Plenária de hoje, foi a preocupação com os inúmeros casos de Dengue que estão ocorrendo na cidade. Mais especificamente no bairro de Petrópolis, onde em apenas 2 meses foram registrados 180 casos da doença e 1 morte por Dengue Hemorrágica.

Por esses motivos, o vereador Waldemir José informou que, ainda esta tarde, fará uma visita ao Distrito de Saúde da Zona Sul (Disa/Sul) para verificar se a Prefeitura efetivou alguma politica de prevenção para evitar uma epidemia de Dengue na cidade.

Ele aproveitou a pauta e solicitou também a realização imediata da Audiência Pública para tratar dos problemas da saúde no município de Manaus, que deveria ter sido realizada no dia 9 de setembro deste ano, mas que foi cancelada pela Comissão de Saúde (Comsau/CMM) antes de sua realização.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário