Acessos

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Manaus sediará Congresso Internacional sobre Trauma.

Nesta quarta-feira (24), acontece a abertura do o 11º Congresso da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado e o 16º Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma. É a primeira vez que o congresso é realizado na região Norte. 

O objetivo do congresso, que será realizado entre os dias 25 e 27 de setembro, é promover a integração dos temas relacionados ao trauma, trazendo mais de 500 cirurgiões de todo o Brasil, Europa e América. O evento é realizado pela Sociedade Brasileira de Atendimento ao Traumatizado (Sbait) e pelo Comitê Brasileiro das Ligas de Trauma (Cobralt). A UEA é parceira na realização do evento.

O trauma se configura como um problema mundial de saúde publica. No Brasil, os atendimentos às vítimas de trauma, que incluem acidentes de trânsito, afogamentos e agressões físicas, estão em terceiro lugar nos números de atendimento e internação no Sistema Único de Saúde (SUS), ficando atrás apenas de Infartos e Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC), segundo dados do Ministério da Saúde. Além disso, representam a terceira causa de óbitos entre os brasileiros.

PROGRAMAÇÃO

Durante a programação serão oferecidas palestras que abordam várias áreas sobre o assunto, como atendimento avançado para enfermeiros, técnicas cirúrgicas e resposta médica avançada em desastres. O encontro vai integrar várias categorias profissionais que atuam no Atendimento Integral ao Traumatizado: gestores de saúde, comunidade acadêmica universitária, médicos, cirurgiões de emergência e trauma, enfermeiros, fisioterapeutas, pós-graduados.

Entre os convidados para ministrar as palestras está o Diretor da Divisão de Trauma da Escola de Medicina de Washington (USA), Ronald V. Maier, a Enfermeira e doutoranda da Escola de Enfermagem da Universidade de Cantabria (Espanha), Rebeca Abajas Bustilo e o Professor Assistente do Departamento de Cirurgia da Divisão de Trauma da Universidade de Miama (USA), Antonio C. Marttos Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário