segunda-feira, 8 de setembro de 2014

CNV reconvoca Curió e Belham para depoimentos em Brasília


Nove agentes da repressão foram convocados para depor nos dias 8 e 9 de setembro, na sede da CNV, em Brasília; oito deles estão sendo convocados novamente.

A Comissão Nacional da Verdade convocou para depor nove agentes da repressão. Destes, oito já haviam sido convocados para depor em Brasília, mas não compareceram à audiência.

Entre os agentes que estão sendo novamente convocados está o coronel Sebastião Rodrigues de Moura, o Major Curió, e o coronel Leo Frederico Cinelli. Ambos atuaram na repressão à Guerrilha do Araguaia, nos anos 70. Também foi reconvocado o general José Antonio Nogueira Belham, que comandava o DOI do Rio de Janeiro quando da tortura, morte e desaparecimento do deputado Rubens Paiva.

Até as 16 desta sexta-feira, a CNV tinha a confirmação de que oito dos nove convocados já haviam sido notificados regularmente pela Polícia Federal.

Os depoimentos serão colhidos por membros e assessores da CNV.

CREDENCIAMENTO

É necessário credenciamento para acompanhar os depoimentos na sede da CNV, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília. Solicitamos, encarecidamente, que os veículos interessados em cobrir o evento enviem os nomes de todos os profissionais que participarão da cobertura, e o número de um documento, até as 9h de segunda-feira, dia 8, para o e-mail:cnv.comunicacao@gmail.com

SERVIÇO

Depoimentos de Agentes da Repressão em Brasília
Local: Sede da CNV – Centro Cultural Banco do Brasil - (Acesso dos jornalistas pela portaria 3 do CCBB)
Quando: 8 e 9 de setembro de 2014
Horários: Dia 8 (10h às 17h, previsão) e Dia 9 (10h às 16h, previsão)