Acessos

sábado, 4 de maio de 2013

José Ricardo promove Sessão Especial em homenagem ao Dia do Trabalhador e aos 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT


Às 10h da próxima segunda-feira (6), será promovida Sessão Especial em homenagem ao Dia do Trabalhador e aos 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O evento comemorativo é de autoria do deputado estadual José Ricardo Wendling, líder do PT na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), e acontecerá no plenário da Casa. “Uma justa homenagem a todos os trabalhadores e a todas as trabalhadoras e também à Justiça do Trabalho, pela sua atuação célere, na garantia dos direitos trabalhistas”.

Comemorado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago, onde protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias).

No Brasil, a data foi consolidada em 1942, no Governo de Artur Bernardes. Mas foi a partir do Governo Getúlio Vargas que as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas e efetivas no País.

Para o deputado, nos últimos anos, o Brasil tem conquistado indicadores sociais e econômicos favoráveis, com os menores índices de desemprego da história, graças ao Governo do PT (oito anos de Lula e agora na gestão de Dilma).

Já no Amazonas, a Zona Franca de Manaus (ZFM) tem apresentado alguns recordes em produção, faturamento, graças aos trabalhadores do Polo Industrial de Manaus (PIM). Em contrapartida, os trabalhadores e as trabalhadoras não têm tido aumento salarial condizente com os resultados do PIM. Contrário a isso, recentemente, os empresários apresentaram muitas demissões, reclamando das infrações e da falta de incentivos para alguns setores.

Para essa Sessão Especial, foram convidados, dentre outros órgãos e entidades: Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos, Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Refinação de Petróleo, Sindicato dos Trabalhadores Telefônicos, Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Instituições de Pesquisa Agropecuária Florestal, Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Amazonas, Sindicato dos Trabalhadores Plásticos, Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Área da Saúde do Amazonas, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Amazonas, Sindicato dos Trabalhadores de Empresas em Processamento de Dados do Amazonas, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Amazonas, Federação dos Trabalhadores das Indústrias do Amazonas, Sindicato dos Trabalhadores da Justiça do Trabalho da 11ª Região AM/RR, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Município de Manaus, Sindicato dos Pescadores no Estado do Amazonas e Sindicato do Comércio de Vendedores Ambulantes de Manaus.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário