Acessos

sábado, 10 de maio de 2014

Socorro Guedes é a nova presidente do TRE-AM.

A nova presidente disse ainda não temer a pressão partidária no processo eleitoral deste ano - foto: Valdo Leão/AMAS

Nesta sexta-feira (9), o governador José Melo acompanhou a posse da nova presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Guedes Moura, em cerimônia realizada na sede do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM), em Manaus. A empossada se torna a terceira mulher a comandar o Judiciário eleitoral no Estado.

Em seu discurso, Melo ressaltou o papel histórico da Justiça eleitoral, o trabalho desenvolvido pelo ex-presidente Flavio Pascarelli e a importância de metas como o recadastramento biométrico para o pleito deste ano em Manaus. “Trata-se de um tribunal onde se prestigia o jurisdicionado, que soube levar com grande competência e muita justiça o processo eleitoral passado, matizando com humanismo a escolha popular e a garantia do sufrágio universal”, afirmou.

Já Socorro Guedes afirmou no seu discurso que “no Estado não há outra Justiça que esteja tão perto da democracia popular como a Justiça Eleitoral”. A presidente fez questão de frisar também que vai buscar o aumento do quadro de servidores do tribunal, atualmente defasado, o que atravanca os serviços e acumula algumas demandas. “Reafirmo meu compromisso de presidir este tribunal com total comprometimento em vencer todas as metas e fortalecer nossos objetivos. Tenho a exata noção da importância de estar à frente de um processo eleitoral e a humildade de perceber que serei apenas uma peça da Justiça para zelar pela democracia”, declarou.

A desembargadora também reafirmou a defesa por maior participação das mulheres na política e a participação de jovens nas decisões eleitorais. A nova presidente do TRE-AM disse ainda não temer a pressão do processo eleitoral que se aproxima. “Estou preparada para este novo desafio”, garantiu.

Carreira pública 

Maria do Perpétuo Socorro Guedes Moura iniciou sua carreira jurídica no serviço público em 1987, quando se tornou promotora de Justiça, no município de Anori. Assumiu ainda a 39ª Promotoria de Justiça e 2003 se tornou a primeira mulher a ser eleita Procuradora Geral de Justiça no Estado. Entrou no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) em dezembro de 2005, pelo quinto constitucional assegurado ao Ministério Público.

Guedes também passou pelo crivo do Ministério Público e ficou com o segundo lugar, com 12 votos, na lista tríplice votada pelo pleno do TJAM. Ao final, Socorro foi indicada para compor o tribunal. A desembargadora ocupou, nos últimos dois anos, o cargo de corregedora e vice-presidente do TRE-AM.

Fonte: http://www.emtempo.com.br/editorias/pol%C3%ADtica/17392-socorro-guedes-%C3%A9-a-nova-presidente-do-tre-am.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário