Acessos

sábado, 10 de maio de 2014

Fundação Perseu Abramo realiza Fórum Regional em Manaus


Coordenado pela diretora da Fundação Perseu Abramo (FPA), Fátima Cleide, teve início o Fórum Regional FPA, com o tema "Ideias para o Brasil", no auditório do Hotel Da Vinci, em Manaus, na sexta-feira, dia 9. Precedendo a abertura do evento, a militância, de toda a região Norte do país, participou da mesa Ideias para o Brasil: debatendo o pacto federativo e o desenvolvimento com sustentabilidade ambiental e energética, sob coordenação de Mário Jorge Fadell, Secretário de Agricultura e Floresta da Prefeitura de Rio Branco (AC).

Pacto federativo

Professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ) e coordenador do Observatório Celso Furtado para o Desenvolvimento Regional, Carlos Brandão abriu a mesa falando sobre pacto federativo.

Matriz energética

Egon Krakhecke, engenheiro agrônomo e assessor do diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), fez apresentação Avanços e Desafios do Desenvolvimento Sustentável no Brasil (leia aqui). Ele trouxe dados sobre a matriz energética brasileira e sua emissão de gases do efeito estufa, ligando resultados de políticas públicas dos anos 1970 – fomentando a expansão da fronteira agrícola – com novas políticas que vêm combatendo o avanço predatório.

Política de comunicação

Editor da TV Brasil, o jornalista Jonas Valente falou sobre as políticas de comunicação no país. Ele afirmou a necessidade de democratização dos meios e do cumprimento da Constituição, que limita a políticos concessões de TV e rádio, assim como da necessidade da diversidade, tanto na produção quanto na veiculação de conteúdo regional.

Mesa de abertura

No período da noite, teve lugar a mesa de abertura, com as presenças de Júlio Barbosa, secretário Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT; Iole Ilíada, vice-presidente da Fundação Perseu Abramo; da vice-governadora do Amapá, Dora Nascimento; de Sila Mesquita, secretária de formação do PT-Amazonas; Valdemir Santana, presidente do PT-Amazonas; além de militantes e dirigentes do Partido dos Trabalhadores de toda a região Norte e também da direção nacional.



Papel da Amazônia

Hoje, sábado (10), aconteceu a mesa de diálogo: O papel da Amazônia em um Projeto de Desenvolvimento Nacional, com participação de Dora Nascimento, vice-governadora do Amapá, membro do Diretório Nacional do PT, representante dos Movimentos Sociais e da Academia da região.

Reunião do Fórum PT Amazônia

A tarde, após o almoço, ocorreu a Reunião do Fórum PT Amazônia, onde foi debatido o avanço do pensamento conservador, o enfrentamento da mídia e as estratégias para as eleições de 2014, onde o objetivo maior é a reeleição da Presidenta Dilma. Além disso, foi aprovado pelas delegações presentes ao evento a "Carta da Amazônia", que será entregue à pré-candidata do partido em meados de julho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário