Acessos

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Após cobrança de José Ricardo Aleam irá discutir a privatização da Cigás


O requerimento do deputado José Ricardo solicitando uma audiência pública para discutir a privatização Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) foi aprovado hoje (11) pela mesa diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), após o parlamentar cobrar um debate mais claro e amplo sobre o assunto. O pedido estava aguardando a anuência da presidência da Casa desde agosto de 2013, e agora fica a cargo da Comissão de Finanças Públicas confirmar a data para realização da reunião.

O deputado afirmou que temas como este deve obrigatoriamente ser debatido pelos deputados como representantes do povo que são, uma vez que o desfecho da privatização da Companhia terá reflexo direto na economia do Estado e na vida da população. 

“Entendo que o serviço de distribuição de gás, que foi feito com investimento público, seja administrado pelo setor público por uma questão estratégica. Estamos falando de uma atividade onde há uma disponibilidade de gás, há um investimento já realizado com recursos do Governo. Então, a pergunta é: qual é ganho para o Estado e para povo com a privatização desse patrimônio?”, questionou o deputado.

Ele ressaltou ainda que, na maioria dos estados do País a distribuição de gás canalizado é executada por meio de empresas públicas nos moldes do que ocorre com a Petrobras, que é uma empresa de energia reconhecida mundialmente por sua excelência tecnológica. O parlamentar receia que a Cigás tenha o mesmo destino que a Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), que foi vendida à iniciativa privada por um valor irrisório, deixando a população padecendo até hoje com um péssimo serviço de abastecimento água.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário