Acessos

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Jovens ingerem 26 kg a mais de açúcar por ano

Na edição deste domingo (07), o jornal “O Estado de S. Paulo” publicou uma reportagem que indica que crianças e adolescentes brasileiros estão ingerindo cerca de 45% a mais do que o necessário de açúcar em bebidas adoçadas industrialmente. Segundo o jornal, jovens estão trocando água e leite por bebidas como refrigerantes e sucos industrializados, chegando a consumir em um ano 26 kilogramas (Kg) de açúcar, quando o ideal seria 18 kg.

O estudo publicado no BMC Public Health, foi feito por pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), da Faculdade de Medicina do ABC e do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas, em cinco capitais brasileiras – Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. 

Na reportagem, a advogada do Instituto Alana e conselheira do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Ekaterine Karageorgiadis, diz que um dos fatores que explicam os resultados da pesquisa é o aumento da oferta de produtos e o crescimento da publicidade dirigida às crianças.

"Boa parte dos produtos consumidos pelas crianças tem ações mercadológicas na TV ou na internet. E a publicidade foca na parte boa, como 'rico em ferro' e 'rico em vitaminas', e não deixa claro quanto há de açúcar. Isso faz as mães acreditarem que esses produtos não fazem mal."

Fonte: com informações do jornal O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário