Acessos

quarta-feira, 3 de abril de 2013

José Ricardo cobra investimentos em Itacoatiara e Rio Preto da Eva

O deputado José Ricardo Wendling (PT) denunciou nesta quarta-feira (3), no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o descaso com os municípios do interior do Estado, como no caso de Itacoatiara, que sofre com a questão portuária; e Rio Preto da Eva, com sérios problemas nas áreas da segurança pública, da saúde e da educação. Ele cobrou investimentos do Governo do Estado e do Governo Federal.

Em visita ao Município de Itacoatiara, na tarde desta terça (2), José Ricardo, juntamente com a comitiva da presidência da Aleam, participou de Audiência Pública na Câmara Municipal da cidade, para debater sobre o problema portuário do Município. O parlamentar informou que já tinha participado de outras audiências com o mesmo assunto, onde foram discutidos dois pontos principais. O primeiro, envolvendo a inoperância do Governo do Estado, do DNIT e do Ministério dos Transportes, que não resolvem a questão da construção de um novo porto. “Já havia recursos disponíveis e um projeto em debate, faltando definir a localização, uma vez que o porto serviria como ponto estratégico para a logística do transporte e da Zona Franca de Manaus”, informou.

O outro ponto de discussão é o descaso com o porto existente no Município, que está inoperante e, desde o ano passado, encontra-se ancorado por conta da enchente que atingiu todo o Estado. “Parte dessa inoperância é por conta da irresponsabilidade do próprio Governo do Estado. E a outra parte, é por conta das empresas contratadas”, afirmou o parlamentar, ressaltando que irá cobrar que o Estado e a União façam um grande investimento em Itacoatiara. “Por sua localização estratégica, merece um porto decente, contribuindo com o desenvolvimento da região”.

Ele comentou ainda sobre a situação da estrada AM-010, que está abandonada e cheia de buracos. “O governador não tem que só tapar buracos. Tem que fazer algo definitivo, que seja outra estrada ou a duplicação da existente. Temos que fazer com que essa estrada esteja em boas condições. E não é só em Itacoatiara, mas em todos os municípios do entorno. Como é que se pode falar em desenvolvimento do Estado, se as estradas não permitem que as empresas se instalem nos municípios, por conta da falta de infraestrutura e manutenção?”, indagou José Ricardo, enfatizando que encaminhará relatório ao Governo sobre essa situação.

Descaso em Rio Preto da Eva

O deputado visitou, na semana passada, o Município de Rio Preto da Eva, para verificar a situação da segurança pública, da saúde e da educação. Durante visita ao posto policial, que funciona no antigo quartel do Corpo de Bombeiros, ele constatou que a Polícia Militar tem uma frota de veículos que está sucateada, com veículos danificados e com problemas mecânicos, como ainda a delegacia da Polícia Civil está em condições precárias, com apenas duas celas abarrotadas de presos e com um contingente reduzido de policiais.

Já em visita a uma das escolas estaduais, José Ricardo denunciou a falta de espaço para os estudantes, que não dispõem de uma quadra de esportes, muito menos de um refeitório; e falta de bibliotecários e de acervo renovado na biblioteca.

E por último, ao visitar o hospital, foi constatado que funcionários da Prefeitura trabalham no hospital do Estado. “É um absurdo a Prefeitura ter que retirar os poucos recursos que tem para manter um hospital, que é de responsabilidade do Estado. Percebo que muitos criticam o Governo Federal, por não redistribuir melhor os recursos para os municípios. Mas o município pega seus recursos e gasta naquilo que é de responsabilidade do Estado, que tem R$ 13 bilhões no Orçamento, mas não faz concurso público para contratar funcionários”, disse o parlamentar, que encaminhará relatório sobre essa problemática ao Governo Estadual. “Tenho esperanças que o governador venha a dar prioridade para essas três áreas: segurança, saúde e educação”.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário