Acessos

terça-feira, 9 de abril de 2013

Golpe Militar de 64 e a Amazônia viram tema de debate no ICHL


O Comitê Estadual de Direito à Verdade, à Memória e à Justiça do Amazonas (CVAM), entidade vinculada à Comissão Nacional da Verdade (CNV) em parceria com o Departamento de História da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) realiza nesta quarta-feira, 10, debate com a comunidade acadêmica sobre o Golpe de 64 e as ações dos militares na Amazônia. O evento está marcado para ter início às 9h30, no auditório Rio Solimões, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL).

Com a entrega do 1º Relatório sobre o massacre dos índios Wamiri-Atroari, realizado no ano passado, à representação da Comissão Nacional da Verdade, bem como às entidades e órgãos institucionais, o CVAM pretende dar continuidade às ações planejadas, por meio de palestras e debates. “A Amazônia continua sendo subjugada por interesses que não respeitam o direito à terra e à vida dos povos que nela vivem”, completou o indigenista, Egydio Schwade, da coordenação do Comitê.

De acordo com a Coordenação do Comitê, o debate apresentará temas e assuntos de relevância, vinculados ao período do regime militar no Brasil. O Golpe Militar, que cassou mandatos parlamentares, o crime de tortura e o desaparecimento de lideranças no campo e na cidade; a luta de resistência da nação brasileira; a política indigenista dos governos da época; e a ação do capital e das mineradoras na Amazônia, estão entre os enfoques a serem discutidos com os estudantes e professores da UFAM.

Na composição da mesa de abertura do evento estão confirmadas as participações do assessor da Comissão Nacional da Verdade e consultor da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Egon Heck; do professor de História, Aloysio Nogueira; do representante, Délio Alves, das Coordenações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), e da jornalista profissional, Elaíze Farias, colaboradora do movimento indígena.

Outras informações:

Egydio Schwade/celular: (92) 8130-5080 (egydio.schwade@gmail.com);
Hideraldo Costa/celular: (92) 9136-3270 (hideraldocosta@uol.com.br);
Amadeu Guedes/celular: (92) 9618-1362 (amadeu.guedes@bol.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário