Acessos

sexta-feira, 8 de março de 2013

Assembleia Legislativa festeja 33 anos de fundação do PT

A Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) promoveu nesta quinta-feira (7) Sessão Especial em homenagem aos 33 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT). O evento comemorativo teve como autores os deputados José Ricardo Wendling, líder do PT na Aleam, e Sinésio Campos (PT).

Fundado em 1980 por metalúrgicos, professores, estudantes, religiosos, homens e mulheres, como instrumento de luta pelos seus direitos e por uma sociedade mais justa e solidária, o PT é o partido que mais tem crescido no País e que mais anos passou à frente da Presidência da República – 10 anos. Hoje, são mais de 1,5 milhão de petistas, sendo mais de 16 mil somente no Amazonas, onde administra quatro prefeituras e oito vice-prefeituras, além de ser representado por 55 vereadores, três somente na Câmara Municipal de Manaus (CMM); dois deputados estaduais e um deputado federal, na Câmara Federal.

Para o deputado José Ricardo, que compôs a mesa do evento em igualdade de gêneros (50% de homens e 50% de mulheres), o PT é o partido com maior aceitação junto à sociedade. “Um patrimônio que precisamos preservar. Esta é uma homenagem ao partido, aos filiados, na Casa do povo, que representa os anseios da população”, declarou ele, ressaltando os grandes avanços do partido à frente do Governo Federal, com os menores índices de desemprego e de taxas de juros, graças aos investimentos no setor produtivo, onde se valoriza o cidadão e a geração de riqueza, com melhorias nos serviços de saúde, moradia e educação.

Já no Amazonas, o parlamentar lamenta que o Partido ainda não é protagonista. “Meu anseio é que tenhamos ousadia, coragem, projeto e união para lançarmos candidatos próprios numa gestão estadual. Já conquistamos muito nas últimas eleições, elegendo prefeitos nos municípios, mas podemos muito mais. Temos problemas sérios na capital e no interior e o PT é o partido da esperança e da efetivação da esperança ao povo para que melhore a qualidade de vida de todos”.

Ex-presidente da Câmara dos Deputados, o deputado Marco Maia esteve presente na homenagem ao PT na Aleam e falou da sua satisfação e honra em ser filiado ao Partido dos Trabalhadores há quase 30 anos. “Tenho muito orgulho de ser do PT. Porque representa um projeto de política nova, responsável por profundas mudanças na política brasileira e que tem transformado a vida das pessoas”.

O vice-presidente regional do PT e ex-deputado Sabá Nunes, representando o deputado Sinésio Campos, que não pôde estar presente porque estava em agenda com o governador Omar Aziz e os prefeitos da Calha do Alto Rio Negro, disse que quem tem uma história como o PT, tem muito a comemorar. “Queremos prestar a nossa singela homenagem a todos os simpatizantes, filiados, dirigentes, parlamentares e executivos do Partido dos Trabalhadores, que ao longo desses 33 anos deram a sua contribuição para a história do partido”.

“Esse partido nasceu para incluir. A partir do PT, o povo foi para a rua, a consciência crítica aumentou e nos espalhamos para dizer que o povo tem que fazer política. Como resultado, nós construímos um projeto do povo. O Lula foi uma grande construção nossa e foi a tradução do povo brasileiro. Por isso, a homenagem que faço ao PT é por meio desse grande projeto social existente hoje no nosso País”, contou o deputado federal Praciano, confirmando que essa é a grande história do Partido dos Trabalhadores.

De acordo com o presidente do Diretório Estadual do PT, João Pedro, é preciso refletir sobre a história do partido, porque está ligado à história do Brasil. “Merecem aplausos todos os militantes do PT que lutam em defesa dos direitos dos trabalhadores”, homenageou, ressaltando também que esses 33 anos vem de um partido protagonista e vitorioso a serviço da sociedade brasileira.

O presidente do Diretório Municipal do PT, Waldemir Santana, ressaltou medida recente da presidenta Dilma que beneficiou os brasileiros, reduzindo em 18,22% a tarifa da energia elétrica. “É assim que o PT faz à frente do Governo. E esperamos que o partido continue levando por muitos e muitos anos o melhor para todos e todas”.

O PT que faz história

Primeira prefeita eleita pelo PT na história do Amazonas, Lindinalva Ferreira, em Nova Olinda, enfatizou a importância desta data e destacou a história desse partido. “O fato de ser mulher, negra e humilde é algo de grande relevância na vitória das últimas eleições, possibilitando sermos hoje ‘sangue puro’ em Novo Airão. A presidenta Dilma foi a nossa inspiração para provar que as mulheres do PT podem também ser gestoras públicas”, completou.

Líder do PT na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Waldemir José lembrou das lutas e das conquistas do partido desde os anos 80, quando lutou pelos direitos dos professores; participou do movimento universitário, na luta pela democracia; organizou-se em greve junto aos metalúrgicos. “Esse foi o PT dos anos 80, da organização de base, da luta do trabalhador e da trabalhadora. Temos história para contar em Manaus e no Amazonas. E hoje estamos crescendo, com aumento do nosso parlamento. Mas ainda há uma grande dívida com o nosso povo e vejo que o PT pode se debruçar sobre os problemas reais e ter soluções para construir uma cidade e um estado que sirva para a maioria das pessoas”.

Representando a juventude do PT, Rayne Pimentel, disse que o partido consolidou-se e constrói no Brasil e no Amazonas uma história de grande luta. “Instrumento eficaz de luta pela igualdade, pela justiça e pela democracia”.

Homenagens e participações
Neste evento, foram homenageados 33 militantes, representando um pouco da história do Partido, dentre eles: Praciano, João Pedro, Gilza Batista, Marilene Correa, José Barroncas, Lindinalva Ferreira, Egydio Schwade, Sebastião Nunes, José Otoni, Rosilene Matos, Bibiano Garcia, Waldemir José, Ademar Bandeira, Jânio Barroncas, Lacy Rocha, Amadeu Guedes, Flávia Carneiro, Francimar Junior e Elenize Scherer.

Estiveram presentes no evento representantes dos Diretórios Estadual e Municipal do PT; dirigentes regionais; representantes do executivo, como prefeito de Nova Olinda do Norte, Joseías Lopes, e prefeita de Novo Airão, Lindinalva Ferreira; e do parlamento eleitos pelo PT (deputado Praciano e vereadores da CMM – Waldemir José e Rose Matos), os secretários de estado José Raimundo Farias e Daniel Navas, além de diversas lideranças de movimentos sociais, sindicais e militantes da capital e do interior do Estado.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário