Conferência nacional reúne governo e sociedade civil para debater estratégias de desenvolvimento regional


Expectativa é que cerca de 5 mil pessoas participem da mobilização inédita.

Representantes do governo, sociedade civil, instituições de ensino superior e setor empresarial de todos os estados do país estarão reunidos em Brasília (DF), de 18 a 22 de março, na I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional (I CNDR) para debater os novos caminhos da Política Nacional sobre o tema. Essa é a primeira vez que o governo federal realiza uma mobilização nacional para expandir o debate com a sociedade sobre os desafios para redução das desigualdades regionais.

“O momento é muito oportuno, pois o Ministério da Integração Nacional, desde o ano passado, tem buscado o protagonismo e a iniciativa de estimular um amplo debate com a sociedade brasileira sobre a Política Nacional de Desenvolvimento Regional”, destacou o ministro Fernando Bezerra Coelho. As 27 etapas estaduais e cinco macrorregionais, que antecederam a conferência nacional, reuniram cerca de 10 mil pessoas.

Segundo o secretário Nacional de Desenvolvimento Regional, Sérgio Castro, essas etapas preparatórias são parte do processo para a redução efetiva das desigualdades no Brasil. “A colaboração democrática, que envolveu todas as capitais brasileiras, torna possível a discussão sobre quais caminhos o país deve tomar para se tornar mais igualitário”, avaliou o secretário.

As quase 800 propostas apresentadas nas etapas estaduais e macrorregionais foram organizadas em quatro eixos: 1) Governança, Diálogo Federativo e Participação Social; 2) Financiamento do Desenvolvimento Regional; 3) Desigualdades Regionais e Critérios de Elegibilidade; e 4) Vetores de Desenvolvimento Regional Sustentável.

“Tivemos a contribuição da academia, dos institutos de pesquisa, das agências de desenvolvimento regional. Estamos com ricas contribuições e importantes subsídios que podem embasar as diretrizes para uma nova PNDR”, afirma o ministro Fernando Bezerra Coelho.

Semana - A I CNDR faz parte da programação da Semana de Desenvolvimento Regional, organizada pelo Ministério da Integração Nacional em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A expectativa é de que cerca de cinco mil pessoas participem da etapa nacional, que será realizada no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça Débora dos Santos, exemplo de mãe da direita.

GUERRA COMERCIAL ENTRE ESTADOS UNIDOS E CHINA.

A maioria do povo brasileiro é contra a anistia à tentativa de golpe.