Acessos

quarta-feira, 27 de março de 2013

Brasil marca presença no Fórum Social Mundial 2013

Casa Brasil conta com salas de reuniões e conferências

O Fórum Social Mundial 2013, que começou nessa terça-feira (26) e segue até 30 de março em Túnis, capital da Tunísia, conta com ampla participação do governo federal brasileiro, como ocorre em todos os anos desde que o evento foi criado, em 2001. Além disso, a Casa Brasil, uma tenda de 200m² instalada no campus de El Manar, funcionará como ponto de referência e integração de representantes governamentais brasileiros e movimentos e organizações sociais latino-americanas e africanas. 

A tenda conta com salas de reuniões e conferências, uma lan house e um lounge para uso do público em geral, onde está disposto material de divulgação dos órgãos do governo federal e das organizações sociais brasileiras. 

Estão presentes no evento representantes da Secretaria-Geral da Presidência da República, dos ministérios da Saúde, das Relações Exteriores, da Justiça, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e da Cultura, além do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Fundação Banco do Brasil.

Pela sociedade civil brasileira, estão presentes ao encontro representantes de mais de 190 organizações sociais, além de 150 membros do Grupo de Reflexão e Apoio ao Processo Fórum Social Mundial (GRAP). O GRAP reúne ativistas e representantes da sociedade civil identificados com o Fórum desde a sua criação, que têm como tarefa articular seminários e atividades de reflexão vinculadas ao tema.

Fórum incentiva debates entre movimentos sociais e organizações 

O Fórum Social Mundial é uma iniciativa da sociedade civil, que procura incentivar os debates e o aprofundamento da reflexão coletiva, a formulação de propostas alternativas, a troca de experiências e a constituição de coalizões e de redes entre os movimentos sociais, as organizações baseadas em comunidades (OBCs), as organizações não governamentais (ONGs) e outras organizações da sociedade civil (OSCs). 

Para organizar o Fórum foram formados o Comitê de Acompanhamento e o Comitê de Coordenação do Fórum Social Tunisiano - composto por representantes de movimentos sociais e sindicais da Tunísia, do Magreb (Fórum Magrebino Social) e do Egito, além de representantes do próprio Conselho Internacional do Fórum Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário