Habemus Papam: argentino!*

Caros leitores e únicos amigos, estou extremamente decepcionado com as frases que ouvi durante a minha infância, adolescência e juventude. Talvez decepcionado não seja o termo, mas ludibriado pelos meus pais, tios e avós. Eles sempre me disseram que o Brasil era uma terra abençoada por Deus. E meu avô costumava falar que Deus era brasileiro.

Sinceramente, acredito que eles sempre mentiram para mim. Porque se Deus é brasileiro, por que a Igreja Católica elegeu como papa um argentino?

Além de Deus ser brasileiro, o Brasil é o país mais católico da America Latina e do mundo, com 126,7 milhões de devotos. Somente em São Paulo há mais católicos do que em toda a Argentina. É por isso que estou decepcionado. O que será que os argentinos têm que nós não temos? Fiquei me perguntando.

Primeiro, eles já cultuam um deus, o Maradona. E esse deus já gerou um filho, o Messi. E ainda restam o Astor Piazzola, o Jorge Luís Borges, a Evita Péron e a Cristina Kischner. E nós, o que temos para fazer de contraponto?

Não temos nenhum deus, somente dois reis: Pelé e Roberto Carlos. Mas acredito que se eles, mais o Neymar, a Joelma (do Calypso), e a Mulher Melancia estivessem na torcida pelo brasileiro no Vaticano, teríamos vencido. Faltou garra, gente forte gritando pelo nome do nosso candidato. Também acho que faltou boca de urna nesta eleição. Somos craque nisso! Agora, só nos resta a gozação que sempre coube aos vascaínos: somos vice no papado! E o pior, vice de um argentino!

Só temo que os argentinos queiram depois a vaga de Deus. Afinal, eles se consideram os mais europeus dos sul-americanos. Mas o bom de tudo é que, durante as férias, eles preferem a terra onde Deus nasceu, com suas praias litorâneas.

Espero que o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, agora papa Francisco, o primeiro latino-americano da história, tenha um bom papado. Que possa unir a Igreja Católica em busca de soluções para a corrupção e as diversas denúncias de pedofilia e homossexualismo que assombram a Cúria Romana.

Frederico A. Passos -  fred_passos@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Origem dos nomes dos países da América do Sul.

Argentina Vem do latim argentum, que significa “prata”. Os colonizadores espanhóis usaram esse nome inspirados no Rio da Prata e nas lendá...