O que esperar de mudanças com o novo papa?


Ainda é muito cedo para avaliar quais serão os rumos traçados pelo novo papa. Há muita desinformação em torno do que se escreve sobre Francisco. Mas algo se pode dizer: talvez a maioria dos católicos não queira mudar a doutrina sobre temas atuais, como o casamento de homossexuais e o aborto.

Pode ser conservador um cardeal que quer abrir os arquivos do Vaticano para que se estude o Holocausto? Ele é contra o casamento de homossexuais e o aborto, mas isso não é conservadorismo, é a doutrina da igreja. Pílula? Astuciosamente calado. Em diversas ocasiões critica a conduta da igreja, seu regalismo e a promiscuidade com afortunados que fingem fazer caridade. Propõe tolerância zero para os pedófilos e chama o velho truque de transferi-los para outras paróquias de ‘estupidez’. O papa também reconhece que casais morando juntos antes do matrimônio são um "fato antropológico".

Por tudo isso e os demais sinais já emitidos pela igreja, pouco se pode esperar em relação a mudanças nas doutrinas. Já sobre a pedofilia e a Cúria (órgão administrativo da Santa Sé), parece que o papa vai atuar, não aceitando os panos quentes que hoje predominam na Igreja.

Sobre celibato, aborto, homossexualidade, não deve haver mudanças. Mas sim sobre filhos de pais não casados e divorciados, por exemplo. Como cardeal, ele já defendia uma posição mais liberal ao batizar muitos nessa condição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Origem dos nomes dos países da América do Sul.

Argentina Vem do latim argentum, que significa “prata”. Os colonizadores espanhóis usaram esse nome inspirados no Rio da Prata e nas lendá...