José Ricardo denuncia descaso na saúde pública do Iranduba

Foto: VISITA AO MUNICÍPIO DO IRANDUBA

Na tarde de hoje, o deputado José Ricardo esteve visitando Iranduba para realizar Tribuna Popular e fiscalizar a situação da saúde, segurança e educação do município.
Tribuna Popular em Iranduba
O deputado José Ricardo Wendling (PT) denunciou nesta quarta-feira (20) o descaso em que se encontra a saúde pública no Município de Iranduba (a 22 quilômetros de Manaus), especialmente, no Hospital Hilda Freire “Dona Cabocla”, onde falta estrutura adequada para o atendimento aos pacientes. Ele entende que o Município também tem a necessidade de ter uma maternidade, diante da alta taxa de natalidade. Esse diagnóstico foi feito após fiscalização nos órgãos públicos estaduais da cidade, na última sexta-feira (15).

De acordo com o parlamentar, o hospital sofre com problemas básicos, como vazamentos e goteiras no telhado, além da sala de parto ser pequena e inadequada. “Esse hospital precisa de manutenção e reforma urgentes”, disse ele, informando ainda que as ambulâncias existentes estão todas sucateadas.

“Não podemos esquecer que Iranduba fica na Região Metropolitana de Manaus, a pouco mais de 20 km da capital, onde foram feitos grandes investimentos com a construção da ponte, bem como outras obras, ampliando o número de pessoas que se dirigem àquele município. Por isso, essa unidade de saúde deveria ser um hospital modelo. Mas, infelizmente, está no hall do restante dos municípios do Amazonas, com a saúde na UTI e seus habitantes padecendo com atendimento médico precário”, declarou José Ricardo.

E completou com outra denúncia que chegou ao seu conhecimento: Pronto-Socorro Infantil da Zona Sul com superlotação de pacientes, em que crianças são atendidas e internadas pelos corredores. “Uma situação desumana”. Ele afirmou que irá encaminhar essas situações para o conhecimento da Secretaria de Estado da Saúde (Susam).

Disque-Saúde

Ainda na área da saúde, José Ricardo protocolou hoje Projeto de Lei que cria o Disque-Saúde no Estado do Amazonas, com a finalidade de permitir à população encaminhar aos órgãos da administração denúncias, reclamações ou representações que envolvam o atendimento e os serviços na área da saúde.

Pelo Projeto, será disponibilizado um número telefônico exclusivo, gratuito, que deverá funcionar nos dias úteis, durante o horário comercial, bem como endereço eletrônico para encaminhamento de demandas durante o período de 24 horas, com garantia de anonimato por parte do denunciante. Após o recebimento dessas demandas, ficaria a Susam obrigada a instaurar procedimento administrativo para apurar os fatos, especialmente, em casos relativos à infraestrutura, falta de remédios, atendimento e ausência de servidores, e tomar as medidas cabíveis, se confirmadas as denúncias.

“Um instrumento a mais para que o cidadão possa denunciar o descaso no atendimento da saúde pública e o abandono dos hospitais”, garantiu o deputado.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça Débora dos Santos, exemplo de mãe da direita.

GUERRA COMERCIAL ENTRE ESTADOS UNIDOS E CHINA.

A maioria do povo brasileiro é contra a anistia à tentativa de golpe.