Acessos

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Seminário sobre Mobilidade Urbana contará com palestrantes de renome nacional.


Palestrantes de renome nacional estarão, em Manaus, participando do seminário “Mobilidade Urbana – Desafios e possibilidades”. O evento acontece nos dias 13 e 14 de agosto, das 8h30 às 17h30, no auditório Rio Solimões, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, da Universidade Federal do Amazonas (ICHL/UFAM).

O seminário é uma realização da Câmara Municipal de Manaus, por meio da Comissão de Legislação Participativa (Comlep/CMM), em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (Cauam), departamentos de Geografia e Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Amazônico de Cidadania (Iaci), Movimento Educar para a Cidadania (Mec) e organização comunitária Pedala Manaus. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da Câmara: www.cmm.am.gov.br/seminario-lei-de-mobilidade-urbana/.

A finalidade do evento é democratizar o conteúdo das diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal 12.587, de 2012); promover discussões acerca da infraestrutura da cidade, bem como da Região Metropolitana de Manaus (RMM) e por fim, incentivar ações no sentido de exigir do poder público maior celeridade na elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana adequado à realidade local e conforme estabelecido em lei.

Entre os palestrantes, está a doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, Denise Labréa. Ela tratará sobre a expansão urbana e cidades sustentáveis/saudáveis, além de retratar os passos a serem seguidos para a elaboração de Plano de Mobilidade Urbana. Outro palestrante é o presidente do Instituto Arquitetura Brasil, Roberto Montezuma, que também é especialista em Social Housing (Habitação Social) pela Architectural Association School of Architecture. 

Do quadro de docentes da Universidade Federal do Amazonas, o seminário contará com a participação da pós-doutora em Geografia Urbana, pelo Center for Place, dos Estados Unidos, Tatiana Schor, que irá proferir palestra sobre “Políticas de Governo x Políticas de Estado: impactos das políticas públicas sobre as cidades”; o doutorando em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia, Marcos Castro, que tratará sobre “Infraestrutura de Mobilidade de Manaus e Região Metropolitana”; e ainda, a mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília, Taís Furtado, a qual abordará o tema “Manaus – viagens urbanas e o Plano de Mobilidade Urbana”. Também estão confirmadas as presenças do presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAUAM), Jaime Kuck, do procurador do Ministério Público Federal (MPF), Jorge Luiz Ribeiro de Medeiros.

O vereador professor Bibiano, presidente da Comissão de Legislação Participativa da Câmara, considera importante destacar a parceria entre o Legislativo e a Academia, além de entidades representativas da sociedade civil e de categorias profissionais, na realização do evento. “Nós entendemos a importância da participação da academia, do conselho de arquitetura e urbanismo, e da sociedade civil nesse processo. No Seminário, além dos especialistas da Ufam e do Conselho de Arquitetura do Amazonas, teremos as contribuições de doutores e especialistas de outras cidades brasileiras, que irão compartilhar suas práticas e experiências”, destacou.

Ele frisa ainda que, por meio do evento, pretende-se democratizar o conteúdo das diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal 12.587, de 2012), cujo processo foi iniciado durante as audiências públicas realizadas pela Comissão, de abril a julho deste ano, a fim de incentivar a maior participação da população do debate em torno do assunto, como assegurado em lei. “A Política Nacional de Mobilidade Urbana, em seus artigos 14 e 15 trata da participação da sociedade civil no planejamento, fiscalização e avaliação da Mobilidade Urbana. É justamente isso que estamos incentivando”, frisou.

Fonte: http://www.cmm.am.gov.br/seminario-sobre-mobilidade-urbana-contara-com-palestrantes-de-renome-nacional/

Nenhum comentário:

Postar um comentário