quarta-feira, 2 de abril de 2014

PROJETO “LER PARA CRESCER” INICIA ATIVIDADE TEATRAL NA UEA


O Instituto Ler para Crescer, juntamente com o curso de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), desenvolve desde outubro de 2013, aulas de teatro com crianças e adolescentes do bairro Colônia Antônio Aleixo, atendidas pelo Instituto Ler para Crescer. Foram envolvidas aproximadamente 50 (cinquenta) crianças e adolescentes, seguidos por 20 (vinte) alunos da universidade, todas as quartas-feiras, das 15 às 17h, na própria comunidade. O projeto envolve, de um lado, o desenvolvimento da prática pedagógica teatral pelos universitários e, de outro, a realização de exercícios teatrais e circenses com os pequenos, culminando com o ensaio da peça “Os saltimbancos”, sob a coordenação da professora Amanda Ayres.

Para o ano de 2014, dando continuidade à parceria, será realizado o projeto “Ler para Crescer na UEA”. Nesta nova etapa, as crianças e adolescentes irão até a universidade para participar dos encontros teatrais com alunos e professores do curso de Teatro. Os encontros serão todas as sextas-feiras, das 16 às 18 horas.

O projeto visa promover o intercâmbio entre crianças e adolescentes do Instituto Ler para Crescer com os professores e estudantes de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas-UEA com o intuito de sensibilizar a educação estética e sensível com crianças e adolescentes em situação de risco social; oportunizar o acesso na prática e a recepção teatral para as crianças e adolescentes envolvidos no projeto; dar acesso aos princípios técnicos básicos da linguagem teatral; possibilitar o intercâmbio de conhecimentos entre a comunidade de periferia e a Universidade; ampliar a visão de mundo e oferecer novas oportunidades a partir de um olhar artístico e poético da vida.

Outra novidade que envolve a parceria da UEA e o Instituto Ler para Crescer em 2014 é que, além das crianças e adolescentes atendidos pelo instituto na Colônia Antônio Aleixo, o projeto também envolverá 20 (vinte) adolescentes do projeto na Colônia Terra Novas que, no ano de 2013, tiveram atividades de teatro com professor Iran Lamego, da Associação Teatro de Periferia. Além disso, o projeto envolverá mais alunos, num total de 50 (cinquenta).

Fonte: Amanda Ayres