Acessos

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Câmara promoverá audiência pública para tratar da implantação do Plano de Mobilidade Urbana


Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (2), a Comissão de Transporte, Viação e Obras Públicas da Câmara Municipal de Manaus (COMTVOP/CMM) acatou a solicitação do vereador Waldemir José (PT), por meio de requerimento, para realização de audiência pública para tratar do Plano de Mobilidade Urbana da cidade de Manaus. O debate será realizado no próximo dia 28, às 14h00, no plenário da Casa Legislativa.

De acordo com as justificativas para o requerimento do vereador, o Governo Federal possui programas para melhoria da Mobilidade Urbana nas cidades brasileiras, com o objetivo de fomentar a cidadania e a inclusão social por meio da universalização do acesso aos serviços do sistema de transporte público coletivo, como é o caso do Programa Matriz para Copa 2014 que Manaus ficou de fora porque deixou de apresentar um plano para melhoria da mobilidade urbana.

“A implantação desse Plano de Mobilidade se faz urgente e necessária. Não podemos mais passar pelo vexame de perder incentivo do Governo Federal por falta de planejamento e empenho do Poder Público na busca de melhorias para a mobilidade urbana da cidade”, disse Waldemir José.

Devem participar dessa discussão, além da Câmara Municipal de Manaus, o Fórum Amazonense de Reforma Urbana (Faru), Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Sinetram), Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Imtrans), Manaustrans, Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), sindicatos e cooperativas de táxis e transporte alternativos, Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), dentre outros atores envolvidos nesse tema.

SEMINÁRIO SOBRE PLANO DE MOBILIZAÇÃO

Durante a reunião da Comissão de Transporte, o vereador Waldemir José sugeriu a realização de um seminário de nivelamento sobre o tema “Plano de Mobilidade Urbana”, ministrado por técnicos do Ministério das Cidades, para atores envolvidos nessa pauta, bem como os parlamentares do Executivo Municipal e, também, para os vereadores das cidades que compõem a região metropolitana de Manaus.

De acordo com o proponente, o objetivo dessa metodologia é promover maiores esclarecimentos ao executores e trazer novas ideias na produção do Plano de Mobilidade Urbana. A proposta ainda está sendo analisada pelos demais membros da comissão. 

Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário