Acessos

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Enchente no município de Itacoatiara supera marca da cheia de 2009.

Mais de 100 famílias foram afetadas pela cheia

O município de Itacoatiara (a 276 quilômetros de Manaus) superou a marca histórica de 2009. Cinco anos atrás, o município registrou 15,2 metros, atualmente a cota está em 15,3 metros.

Segundo o portuário Fernando Nelson, 53 , é importante frisar que a elevação de temperatura nos Andes, onde se localiza a nascente do Rio Amazonas, é um dos fatores responsáveis pela quantidade de água nesse período.

“As chuvas também contribuem para a subida das águas, causando esse fenômeno que deixa famílias desabrigadas”, afirmou ele. “Com o repiquete, as águas devem acalmar, mas não significa que a enchente deve parar. Isso deverá acontecer apenas na primeira semana de junho, quando tudo voltará ao normal”.

A defesa civil de Itacoatiara está construindo passarelas de madeiras nas ruas do centro comercial do bairro Jauary. Mais de 100 famílias já estão recebendo a atenção da prefeitura.

Gutemberg Brito, secretário da defesa civil, acompanha os trabalhos de construção de marombas nos bairros atingidos pela enchente. Ele afirmou que se as águas continuarem a subir desordenadamente, o município entrará em estado de calamidade pública, uma vez que bairros estão ilhados.

Fonte: http://www.d24am.com/amazonia/meio-ambiente/enchente-no-municipio-de-itacoatiara-supera-marca-da-cheia-de-2009/113173

Nenhum comentário:

Postar um comentário