Acessos

quarta-feira, 6 de março de 2013

José Ricardo cobra políticas efetivas do Governo para as mulheres

Na Semana Internacional da Mulher, o deputado José Ricardo Wendling (PT) cobrou do Governo do Estado políticas públicas efetivas para garantir os direitos das mulheres, como valorização para as professores, saúde pública eficiente, criação de clínicas de recuperação para dependentes químicas e discussão sobre os destinos do Orçamento Público, por meio de Audiências Públicas.


Ele apóia a criação de uma Secretaria de Estado das Mulheres, mas defende que o órgão funcione e que tenha articulação interna para garantir a efetivação das ações. “Se essa Secretaria não tiver forças, será apenas mais um local para se criar cargos públicos”, disse ele, comparando com a Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), onde há poucas ações efetivas para os jovens.


Para o deputado, se o Governo quer homenagear as mulheres, deve garantir uma saúde pública que funcione efetivamente. “Mas sabemos que hoje as mulheres sofrem pelos corredores dos hospitais, inclusive, no próprio Instituto da Mulher, em busca de consultas, exames e cirurgias. O caso é pior ainda quando se trata das gestantes, que peregrinam pelas maternidades”. E lembrou da triste realidade mulheres dependentes químicas, que não têm um centro público de recuperação e tratamento, apenas algumas iniciativas de igrejas e entidades sociais.


A atual situação das professoras também foi abordada pelo parlamentar, enfatizando que não têm direito a vale-transporte, vale-alimentação e plano de saúde. “E vale lembrar que as mulheres são a grande maioria na educação”.


E finalizou que é preciso cobrar as responsabilidades do poder público. No caso do Orçamento Estadual, o Governo nunca chamou as mulheres para discutir em audiências públicas o rumo dos recursos. “Esse dinheiro não é do governador, é do povo, que tem o direito de ser ouvido e de propor as suas prioridades. Mas o que vemos aqui na Assembleia Legislativa são atitudes antidemocráticas da maioria dos deputados da base aliada, que derruba as emendas parlamentares, por ordens do governador”, complementou.


Fonte: Assessoria de Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário