Assembleia Legislativa homenageia Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares

Nesta quinta-feira (14), foi realizada Cessão de Tempo na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) em homenagem aos cinco anos de falecimento da fundadora do Movimento dos Focolares, Chiara Lubich, uma proposta dos deputados José Ricardo Wendling (PT), Conceição Sampaio (PP), Luiz Castro (PPS) e Marcelo Ramos (PSB).

Para José Ricardo, é importante lembrar de Chiara Lubich e do trabalho iniciado por ela à frente dos Focolares, que prega a unidade pela fraternidade, principalmente, no mundo da política, que é o espaço das decisões. “Locais onde podemos fazer o bem comum e ajudar as pessoas. Aprendi isso ao longo da minha vida, na convivência da igreja, de que a política é fundamental na vida e que o cidadão cristão precisa estar inserido, entender o processo e a organização da sociedade, para que todos vivam bem”, destacou ele, ressaltando que Chiara descobriu nos evangelhos e na palavra de Deus o carisma pela unidade, e não pelas divisões, a vocação pela fraternidade universal, assim como a economia de comunhão.

Já o representante do Movimento dos Focolares, Cláudio Sampaio, falou em nome do presidente da Comissão Nacional do Movimento Político pela Unidade (MPPU), Sérgio Previdi, que agradeceu pela iniciativa da Aleam em prestar homenagem a uma grande mulher e religiosa que pregou a necessidade da fraternidade universal, como categoria política, ser cada vez mais presente nos dias atuais.

Lucila Simões, também membro do Movimento, enfatizou que Chiara sempre pregou o compromisso com a fraternidade que coloca o bem comum acima dos interesses particulares. E citou várias dos seus ensinamentos no contexto da fraternidade universal, oferece possibilidades sem precedentes: melhor compreensão do outro; valoriza as experiências humanas; favorece o desenvolvimento autêntico e humano do País; protege a dignidade da pessoa humana; estimula a harmonia entre os cidadãos, entre os políticos de situação e de oposição. “A fraternidade produz fraternidade. Não é fácil praticá-la, mas é um projeto de Deus para o homem”.

Chiara Lubich, de origem italiana, sempre defendeu uma política que tivesse um amor maior e que olhasse para todos os problemas sociais. Ao longo da sua vida, ela recebeu 15 títulos doutorado honoris causa e outros diversos títulos e prêmios. O Movimento dos Focolares foi fundado em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, e está presente hoje em 182 países, tendo como membro cerca de duas milhões de pessoas. Nascido dentro da Igreja Católica, atualmente, o movimento também integra cristãos de outras denominações, como ainda mulçumanos, budistas e hebreus.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hamas devolve corpos de mais quatro reféns a Israel.

A entrega foi feita através da Cruz Vermelha, como no dia anterior, quando os restos mortais de mais quatro israelenses foram devolvidos. Em...