Acessos

sábado, 18 de outubro de 2014

Ibope, votos válidos: José Melo tem 53%, e Eduardo Braga, 47%, no Amazonas.


Levantamento com 1.512 pessoas foi realizado entre 13 a 16 de outubro.Margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (17) aponta os seguintes percentuais de votos válidos na corrida para o governo do Amazonas: José Melo (PROS) 53% e Eduardo Braga (PMDB) 47%.

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

É o primeiro levantamento divulgado pelo instituto no segundo turno da eleição para governador do Amazonas. Segundo o Ibope, os candidatos estão empatados tecnicamente dentro da margem de erro, de três pontos.

Votos totais

Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são:

- José Melo (PROS) - 49%
- Eduardo Braga (PMDB) - 44%
- Branco/nulo: 3%
- Não sabe/não respondeu: 4%

O Ibope ouviu 1.512 eleitores de 13 a 16 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de três pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Eleitoral Regional (TRE-AM) sob o protocolo AM-00062/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo BR-01109/2014.

Rejeição

O Ibope perguntou em qual candidato o eleitor não votaria de jeito nenhum. Veja os números:
  • Eduardo Braga 34%
  • José Melo - 28%
  • Poderia votar em ambos - 16%
  • Não sabe/não respondeu - 23%
Expectativa de vitória

O Ibope também perguntou aos entrevistados quem eles acham que será o próximo governador, independentemente da intenção de voto. Tanto o atual governador quanto o candidato do PMDB aparecem com o mesmo percentual de menções - 43% cada; 14% não sabem ou não responderam.

Destaque por segmentos

De acordo com o Ibope, "José Melo tem mais simpatizantes entre os eleitores do Amazonas que possuem ensino superior, segmento em que tem 56% das intenções de voto. Já Eduardo Braga tem melhor desempenho entre os menos escolarizados (aqueles que cursaram até a 4ª série do ensino fundamental), com 51% das menções".

Avaliação da atual administração

A administração de José Melo à frente do governo do Amazonas é considerada ótima/boa por 52% dos entrevistados, regular por 29% e como ruim/péssima por 12%. Já a forma como Melo vem administrando o Amazonas é aprovada por 61% e desaprovada por 28%.

1º turno

No primeiro turno, Eduardo Braga teve 43,16% dos votos válidos e José Melo, 43,04%.

Fonte: http://g1.globo.com/am/amazonas/eleicoes/2014/noticia/2014/10/ibope-votos-validos-jose-melo-tem-53-e-eduardo-braga-47-no-am.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário