Acessos

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Comitê da verdade do Amazonas lança livro sobre o Genocídio do Povo Waimiri-Atroari


O lançamento será no próximo dia 10 de outubro, às 16:00 horas, na Livraria Valer, no centro de Manaus.
De produção coletiva, a obra  traz o resultado da pesquisa histórica realizada em fontes distintas como depoimentos (de indígenas, indigenistas, pesquisadores e mateiros), livros, relatórios, jornais e revistas sobre o período mais sangrento da Ditadura no Brasil, onde as torturas, perseguições e mortes contra políticos, estudantes, professores, camponeses e comunidades indígenas, foram as armas mais usadas pelo poder que se instalou com o Golpe Militar, em 1964. Para as comunidades indígenas, o início e o término (1969/1979) da construção da BR 174 (Manaus/Boa Vista) significam o tempo de lutas em defesa de seus territórios e culturas e a triste lembrança de ver seus "parentes" sendo dizimados por bombas, fals e parafals utilizados pelos militares. Esse período acabou sendo prolongado por mais tempo com a invasão do território indígena pela Mineração Taboca.
O massacre de cerca de 2.000 indígenas das etnias Waimiri-Atroari nos dez anos de construção da estrada que liga Manaus a Boa Vista e instalação da atividade mineradora, foi conduzido pelo Exército em colaboração com o Governo do Amazonas e forças paramilitares. Isso ocorreu porque, as comunidades indígenas, em consequência de suas localizações e culturas, representavam verdadeiro empecilho ao desenvolvimento proposto à Amazônia.
O Comitê Estadual de Direito à Verdade, à Memória e à Justiça do Amazonas criado pelas entidades dos movimentos Popular e Sindical abraçou a ideia e o trabalho iniciado por Egydio e sua esposa, Doroty Schwade, na segunda metade da década de 80. O resultado desta iniciativa foi o fortalecimento dos laços entre as lideranças dos movimentos sociais e a apresentação da denúncia do genocídio, o que acabou revelando o quanto as políticas desenvolvimentista dos militares foram nefastas aos povos da Amazônia, moradores da maior floresta tropical do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário