Comitê da verdade do Amazonas lança livro sobre o Genocídio do Povo Waimiri-Atroari


O lançamento será no próximo dia 10 de outubro, às 16:00 horas, na Livraria Valer, no centro de Manaus.
De produção coletiva, a obra  traz o resultado da pesquisa histórica realizada em fontes distintas como depoimentos (de indígenas, indigenistas, pesquisadores e mateiros), livros, relatórios, jornais e revistas sobre o período mais sangrento da Ditadura no Brasil, onde as torturas, perseguições e mortes contra políticos, estudantes, professores, camponeses e comunidades indígenas, foram as armas mais usadas pelo poder que se instalou com o Golpe Militar, em 1964. Para as comunidades indígenas, o início e o término (1969/1979) da construção da BR 174 (Manaus/Boa Vista) significam o tempo de lutas em defesa de seus territórios e culturas e a triste lembrança de ver seus "parentes" sendo dizimados por bombas, fals e parafals utilizados pelos militares. Esse período acabou sendo prolongado por mais tempo com a invasão do território indígena pela Mineração Taboca.
O massacre de cerca de 2.000 indígenas das etnias Waimiri-Atroari nos dez anos de construção da estrada que liga Manaus a Boa Vista e instalação da atividade mineradora, foi conduzido pelo Exército em colaboração com o Governo do Amazonas e forças paramilitares. Isso ocorreu porque, as comunidades indígenas, em consequência de suas localizações e culturas, representavam verdadeiro empecilho ao desenvolvimento proposto à Amazônia.
O Comitê Estadual de Direito à Verdade, à Memória e à Justiça do Amazonas criado pelas entidades dos movimentos Popular e Sindical abraçou a ideia e o trabalho iniciado por Egydio e sua esposa, Doroty Schwade, na segunda metade da década de 80. O resultado desta iniciativa foi o fortalecimento dos laços entre as lideranças dos movimentos sociais e a apresentação da denúncia do genocídio, o que acabou revelando o quanto as políticas desenvolvimentista dos militares foram nefastas aos povos da Amazônia, moradores da maior floresta tropical do mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça Débora dos Santos, exemplo de mãe da direita.

GUERRA COMERCIAL ENTRE ESTADOS UNIDOS E CHINA.

A maioria do povo brasileiro é contra a anistia à tentativa de golpe.