Acessos

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Claro, Oi e TIM, proibidas de vender celular e internet

As operadoras Claro, Oi e TIM estão proibidas de comercializar linhas celulares e acessos móveis à Internet a partir de hoje, segunda-feira (23 de julho), em vários estados. A medida, considerada “extrema” pelo órgão regulador do governo, a ANATEL, foi tomada depois de ter sido feita uma série histórica com base nas reclamações dos usuários e clientes das operadoras, para identificar os problemas em cada região.
 
Segundo o ministro interino das Comunicações, Cezar Alvarez, o relatório da ANATEL que puniu operadoras servirá de base para as empresas de telefonia móvel melhorem o serviço. Para ele, houve um descompasso entre a venda agressiva e os investimentos na infraestrutura das redes das operadoras. “Se alguém vai tipificar essa falha, fazer juízo de mérito, ou adjetivar boa fé ou má fé, não é responsabilidade nossa [governo]. A empresa é punida pelo próprio mercado. Pela capacidade do cidadão reclamar e consumir”, disse Alvarez.

Por este relatório, a TIM está proibida a partir de segunda a vender novas linhas de telefonia celular e acessos à internet em 19 estados; a Oi em cinco estados; e da Claro em três. A liberação da venda fica condicionada à apresentação de um plano de investimentos em até 30 dias para a ANATEL, que trata e cuida da qualidade da rede, principalmente quanto a chamadas e interrupção de serviços.

“A economia pode desacelerar ou não, mas este bem (linhas de telefonia celular e acessos móveis à internet) tem consumo, não é supérfluo, é necessidade”, explicou o ministro interido, que desafia: “Queremos que elas [operadoras] sejam liberadas, melhorem o atendimento e voltem a vender. A ANATEL mostra exatamente onde estão os problemas. Construam soluções, sejam criativas”.

Como reclamar
Para reclamar da qualidade dos serviços de uma operadora, basta ligar para o 1331. Mas, antes, é preciso que a reclamação tenha sido feito na própria operadora. Anote o número do protocolo. Caso a reclamação não seja atendida no tempo estipulado, aí sim você liga para o 1331, com o número do protocolo nas mãos pois ele será pedido pelo atendimento da ANATEL.

(Foto: Wilson Dias/ABr)

Nenhum comentário:

Postar um comentário