ANS suspende 268 planos de saúde de 37 operadoras

Consumidores que já estiverem no plano continuarão sendo atendidos
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspenderá, a partir desta sexta-feira (13), a comercialização de 268 planos de saúde de 37 operadoras. A decisão foi tomada a partir de uma avaliação sobre o acesso e a qualidade dos serviços prestados pelas operadoras. No primeiro semestre deste ano, foram registradas quase 8 mil reclamações contra operadoras, por descumprimento dos prazos máximos estabelecidos pela ANS em atendimentos para consultas, exames e cirurgias.

De acordo com o diretor-presidente da ANS, Maurício Ceschin, não haverá a suspensão total das vendas das operadoras e os consumidores que já estiverem no plano continuarão sendo atendidos normalmente. “Não há e não deve haver qualquer incômodo aos usuários dos planos. Novos consumidores que vão adquirir planos de saúde podem entrar no site da ANS e conferir quais estão de acordo com as normas”, explica. A suspensão atinge apenas novos consumidores.

Durante o período de monitoramento, foi constatado que 105 operadoras apresentaram reclamações nos dois trimestres de avaliação e, destas, 37 se encaixam no critério para a suspensão, definidos por meio da Resolução Normativa nº 259/2011. As operadoras que se adequarem às normas poderão retomar a comercialização na próxima avaliação trimestral, que será divulgada em setembro.

Penalidades - As operadoras que não cumprem os prazos definidos pela ANS estão sujeitas a multas de R$ 80 mil ou de R$ 100 mil para situações de urgência e emergência. Em casos de descumprimento reiterado, podem sofrer medidas administrativas, como a suspensão da comercialização de parte ou da totalidade dos seus planos e a decretação do regime especial de direção técnica, inclusive com a possibilidade de afastamento dos dirigentes.

Como denunciar

Após tentar agendar o atendimento com os profissionais ou estabelecimentos credenciados pelo plano e não conseguir dentro do prazo máximo previsto, o beneficiário deve entrar em contato com a operadora para obter uma alternativa para o atendimento solicitado. O consumidor não deve esquecer de anotar o número de protocolo, que servirá como comprovante da solicitação.

Se a operadora não oferecer uma solução, o beneficiário deverá fazer denúncia pelo Disque ANS (0800 701 9656), pela Central de Relacionamento na página da agência na internet ou, ainda, presencialmente, em um dos 12 Núcleos da ANS nas principais capitais brasileiras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça Débora dos Santos, exemplo de mãe da direita.

GUERRA COMERCIAL ENTRE ESTADOS UNIDOS E CHINA.

A maioria do povo brasileiro é contra a anistia à tentativa de golpe.