VOTO E CALÇADAS - Francisco Praciano*
Entre fevereiro e abril deste ano, o portal intitulado Mobilize Brasil, que se dedica ao tema da mobilidade urbana, realizou uma pesquisa sobre a qualidade das calçadas em alguns pontos chaves de 12 capitais brasileiras, incluindo Manaus. Nessa pesquisa foram avaliados os seguintes itens, aos quais foram atribuídas notas de zero a dez: irregularidades no piso, largura, paisagismo para proteção e conforto (jardins, bancos, etc.), existência de rampas, iluminação, sinalização para pedestres, degraus que dificultam a circulação e outros obstáculos (postes, entulhos, bancas de ambulantes, etc.).
A cidade de Manaus, que teve avaliadas algumas calçadas das ruas Barroso, Djalma Batista, Sete de setembro, Eduardo Ribeiro, Mário Ipiranga e Manaus Moderna, obteve nota 3,6 e ficou em último lugar dentre as capitais pesquisadas. Para sermos sinceros, essa nota seria ainda muito menor se os pesquisadores tivessem pesquisado a situação das calçadas de bairros como São Raimundo, São Jorge, Alvorada, Redenção e Matinha, além dos bairros da Zona Leste.
O famoso escritor e jornalista amazonense Márcio Souza, em um belíssimo artigo intitulado “Mormaço das Calçadas”, disse que, no item calçadas, nossa cidade regrediu ao nível das aldeias medievais mais infectadas e subdesenvolvidas. O artigo de Márcio Souza foi escrito após a andança do escritor por algumas ruas do centro histórico de Manaus e a observação daquilo já que estamos cansados de ver: calçadas estreitas e esburacadas servindo para estacionamentos de carros, oferecendo perigo aos pedestres e não permitindo o deslocamento de cadeirantes e deficientes visuais.
A qualidade das calçadas de uma cidade revela não só o nível de civilização de um povo como também a qualidade de seus governantes. A bem da verdade, Manaus parece uma cidade medieval porque medievais têm sido, em vários aspectos, as nossas administrações municipais. Como mudar essa situação? Com o bom voto. Só o bom voto constrói calçadas. Só o bom voto muda a cidade.
*Deputado Federal pelo PT-Am.
Comentários
Postar um comentário