O deputado José Ricardo Wendling (PT) participou ontem (16), no Centro, da mobilização e do abraço simbólico pela reabertura da Biblioteca Pública do Amazonas, que está fechada há cinco anos para reforma. Ele, que assinou o abaixo-assinado em prol dessa causa, durante a Bienal do Livro, está encaminhando nesta terça ofício às secretarias de Estado da Cultura (SEC) e de Infraestrutura (Seinfra) cobrando a agilização das obras para a reabertura desse importante espaço cultural, de leitura e pesquisa, bem como pedindo informações sobre o valor da reforma e os motivos dessa demora.
E mais: assim que voltarem as atividades da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), o parlamentar irá solicitar espaço na Casa para discutir sobre a falta de bibliotecários nas escolas públicas, com a participação no Movimento “Abre Biblioteca Amazonas” e do Conselho Regional de Biblioteconomia.
“Estamos apoiando a iniciativa da sociedade e consideramos lamentável que os cidadãos da cidade e os nossos estudantes estejam há tanto tempo sem uma biblioteca pública. O Brasil já tem baixo índice de leitura. Precisamos incentivar e investir em novas bibliotecas, e não fechar um espaço que tem história e memória em Manaus e no Estado”, declarou ele, ressaltando que nos últimos cinco anos o Governo já construiu a Ponte sobre o Rio Negro, que custou mais de R$ 1 bilhão.
O ato público foi organizado pelo grupo “Abre Biblioteca Amazonas” (do Facebook), que já conta com quatro mil membros. O objetivo é sensibilizar o Estado quanto à importância da reabertura da casa de leitura para a sociedade amazonense. Nesse dia, os organizadores recolheram assinaturas para anexar às outras 1.200 já existentes em uma petição pública na internet. A meta é entregar o documento ao governador Omar Aziz, nos próximos dias.
Fonte: Assessoria de Comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário