Acessos

terça-feira, 31 de julho de 2012

VOTO E ARBORIZAÇÃO - Francisco Praciano*

No último artigo, abordei a questão da má qualidade das calçadas de Manaus. Citei, inclusive, uma pesquisa realizada pelo portal intitulado Mobilize Brasil, que mostra nossa cidade como a que tem as piores calçadas dentre as doze capitais pesquisadas pelo portal. Infelizmente, não é somente no item “calçadas” que estamos entre os piores do país.

Em maio deste ano, o IBGE divulgou os resultados de um estudo sobre o nível de arborização nas 15 cidades brasileiras com mais de um milhão de habitantes. A pesquisa então realizada pelo IBGE revela que, dentre as quinze maiores cidades brasileiras, Manaus é a penúltima colocada em percentual de arborização urbana, só ganhando de Belém.
 
A cada ano, devido aos efeitos do aquecimento global, Manaus se torna mais quente. Os efeitos desse aquecimento, contudo, poderiam ser minimizados se as nossas administrações municipais procurassem valorizar um pouco mais a qualidade de vida dos nossos cidadãos, em vez de priorizarem o cimento e o concreto por meio de obras desprovidas de qualquer planejamento humanizado.
 
Um exemplo claro dessa forma de administrar que não procura olhar para o conforto e o bem estar dos cidadãos pode ser visto na Av. Djalma Batista. Há dois anos, as poucas árvores que lá existiam foram retiradas e até agora essa avenida continua sem qualquer arborização. Temos, realmente, as piores calçadas e ainda somos obrigados a andar por elas debaixo de sol e chuva, sem a cobertura de qualquer árvore, como revelam as pesquisas acima mencionadas.

O cidadão manauara precisa compreender, no entanto, que essa situação não precisa continuar eternamente da forma em que está, como se não tivesse jeito de ser resolvida. Tanto quanto a qualidade das calçadas, a arborização de uma cidade revela o nível de civilização de um povo e a qualidade de seus governantes. Como mudar, então, a situação de Manaus? Com o bom voto. Só o bom voto constrói calçadas e planta árvores no lugar em que vivemos. Só o bom voto muda a cidade.

* Deputado federal pelo PT/Am.

Nenhum comentário:

Postar um comentário