Acessos

quinta-feira, 26 de julho de 2012

José Ricardo visita empresa Neotec e garante discussão na Aleam para ampliar produção industrial de pneus

O deputado José Ricardo Wendling (PT) esteve, na manhã desta quinta-feira (26), na fábrica Neotec, localizada no KM 22 da AM-010 (Manaus-Itacoatiara), especializada na produção de pneus para bicicletas, motos e carrinhos industriais. A convite da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), ele conheceu todo o processo de produção e o projeto de desenvolvimento e ampliação da única fábrica do segmento no Amazonas.

Em funcionamento no Polo Industrial de Manaus (PIM) há seis meses, mas em implantação desde 2005, a Neotec gera 400 empregos diretos, chegando a comprar toda a produção de borracha (látex) regional, cerca de 700 toneladas/ano do produto. A previsão é de que até 2013 a empresa necessite de 2 mil toneladas/ano, podendo comprar até 4 mil nos anos seguintes. O problema é que essa produção no Estado é insuficiente, gerada por apenas duas unidades produtoras de borracha.

Também foram destacados outros pontos que dificultam o processo de produção industrial e, consequentemente, o crescimento da empresa: rede de energia elétrica falha e comprometida, com constantes interrupções no abastecimento, e falta de pesquisa para ampliar a produtividade do látex no Amazonas, já que o produto hoje é sazonal e não tem um órgão regulador.

Enquanto presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia (C&T) da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), o deputado garantiu na reunião que irá discutir o assunto com instituições de ensino e pesquisa nessa área, bem como debater formas de incentivar a produção cultivada do látex e também um plano de energia que satisfaça a produção regional, onde estará incluso a nova matriz energética (gás natural) como fonte de energia. “Hoje, temos a maior empresa de pneus do Brasil, uma grande demanda no distrito industrial e a possibilidade de geração de emprego e renda para muitos amazonenses. Mas, infelizmente, o Governo do Estado não vem incentivando a pesquisa e a produção de látex no Amazonas, finalizou José Ricardo”.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário