Valeu, Praciano!

Por José Ricardo Wendling*

Dedico o artigo a um homem de origem humilde do sertão do Ceará, que chegou a ser seminarista durante a adolescência e que há 40 anos escolheu o Amazonas para viver, tornando-se um dos políticos mais respeitados do Estado, devido a sua coerência, ética e coragem de enfrentar os problemas que atingem o povo: deputado federal Francisco Ednaldo Praciano.

Preocupado com a qualidade da política do Amazonas, Praciano largou o magistério e a carreira promissora de executivo de indústria para se tornar vereador de Manaus de grandes conquistas. 

Valeu, Praciano, porque defendeu os direitos dos estudantes, principalmente, em relação à garantia da meia-passagem; à implantação do Sistema de Bilhetagem Automática (Passa-Fácil); e ainda o direito ao transporte gratuito dos idosos e aos deficientes, a garantia de entrar pela porta da frente dos coletivos.

Valeu, Praciano, porque conseguiu manter a tarifa de ônibus congelada por anos, por meio de uma liminar concedida pela Justiça; e por ter presidido a CPI do Transporte, identificando que as empresas de ônibus retiraram dos passageiros de 1997 a 2004 mais de R$ 250 milhões.

Valeu, Praciano, por conseguir aprovar leis na área da educação, como a que obriga o debate de temas de cidadania nas escolas; que garante aos jovens estudantes a disponibilização das quadras esportivas das escolas e das salas de aula nos finais de semana, para atividades culturais e esportivas; e que inclui o professor rural no Plano de Cargos e Salários. Além disso, garantiu aos índios residentes em Manaus a educação com respeito as suas culturas.

Valeu, Praciano, por defender no Congresso Nacional a educação e o combate à corrupção, somada à defesa da Zona Franca de Manaus e ao desenvolvimento sustentável da Amazônia.

E parabéns, Praciano, porque neste sábado completa 60 anos. Da nossa parte, desejamos saúde, paz e longa vida. Porque homens, como você, são imprescindíveis!

* Economista e deputado pelo PT.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça Débora dos Santos, exemplo de mãe da direita.

Calendário Gregoriano.

GUERRA COMERCIAL ENTRE ESTADOS UNIDOS E CHINA.