MPE é favorável a CPI dos transportes na Câmara de Manaus

A CPI foi protocolada no dia 6 de junho de 2011, pelo Vereador Waldemir José (PT), com apoio de 16 vereadores, se propondo a investigar aos indícios de fraude na licitação do transporte que ocorreu no final de 2010.


Abaixo-assinado recolhido nos terminais de ônibus de pessoas que utilizam o transporte público e que não estão satisfeitas com o serviço, angariou 61.578 assinaturas.

O Ministério Público Estadual (MPE) deu parecer favorável a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o processo de licitação do transporte público em Manaus realizado pelo Executivo Municipal do fim de 2010.

A decisão do procurador José Roque Nunes Marques, responde ao Mandado de Segurança impetrado pelo vereador Waldemir José (PT). O procurador diz no parecer que, ao analisar o documento com pedido de Mandado de Segurança, constatou que estavam “presentes todos os requisitos para a instalação da CPI da licitação do transporte público, no âmbito da Câmara Municipal de Manaus”.

CPI

A CPI foi protocolada no dia 6 de junho de 2011, com apoio de 16 vereadores, se propondo a investigar aos indícios de fraude na licitação do transporte que ocorreu no final de 2010 e que favoreceu o ingresso das mesmas empresas no sistema que perpetuam os problemas enfrentados pela população de Manaus.

Como a CPI não foi deliberada pelo plenário, no dia 2 de agosto do ano passado, o petista angariou 61.578 assinaturas em abaixo-assinado recolhido nos terminais de ônibus de pessoas que utilizam o transporte público e que não estão satisfeitas com o serviço.

“O que mudou foi o nome das empresas e as cores dos ônibus, o desserviço e o desrespeito com os usuários continuam os mesmos”. Waldemir José adiantou que encaminhou documento ao Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran) para que informe o total de placas licenciadas pelas empresas de transporte coletivo. Isso vai saber quantos ônibus novos existem em Manaus.

“O parecer favorável do Ministério Público deixa claro que a não instalação da CPI é uma decisão política e não técnica”, disse o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Origem dos nomes dos países da América do Sul.

Argentina Vem do latim argentum, que significa “prata”. Os colonizadores espanhóis usaram esse nome inspirados no Rio da Prata e nas lendá...