Aeroportos terão reforço durante o Carnaval


Fiscalização e serviços de informações aos passageiros nos aeroportos serão reforçados. Medidas incluem aumento de pessoal, gestão operacional integrada e mais informação aos passageiros.

Cerca de três milhões de pessoas vão embarcar e desembarcar em aeroportos da rede administrada pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) durantes os festejos de Carnaval. A estimativa da empresa é de que haja um aumento de 13,2% em relação ao feriado do ano passado. A demanda será atendida por medidas como reforço de pessoal nos aeroportos, gestão operacional integrada e ampliação do acesso dos passageiros à informação.

As ações para o Carnaval nos aeroportos, anunciadas pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero), entram em vigor nesta sexta-feira (17) e se mantêm até 27 de fevereiro, com atuações específicas nos dias em que se concentram voos de saída dos grandes centros (16,17 e 18 de fevereiro). As medidas se referem, especialmente, à movimentação de voos domésticos. 

Os aeroportos que terão as ações fortalecidas no começo do Carnaval são Brasília (DF), Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Galeão (RJ), Santos Dumont (RJ) e Confins (MG). No pós-Carnaval, entre 21 a 27 de fevereiro, o reforço será nos aeroportos do Galeão (RJ), Santos Dumont (RJ), Salvador (BA), Porto Seguro (BA), Recife (PE) e Fortaleza (CE).

Informação - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai reforçar a fiscalização e os serviços de informações aos passageiros, com mobilização de 80 servidores por dia, entre inspetores de aviação civil e técnicos. Em alguns aeroportos, haverá revezamento de Inspetores de Aviação Civil (Inspac) para que o trabalho cubra 24 horas e, em outros, o reforço será para cobertura dos horários de pico, na ida ou na volta do feriado.

Funcionários vão circular pelos saguões, portando coletes amarelos da campanha “Posso Ajudar?” e os balcões de informações contam com o Guia do Passageiro. 

Serviços - A manutenção de equipamentos, como pontes de embarque, elevadores e escadas rolantes, além da limpeza das instalações, serão o foco das equipes de plantão.

Os aeroportos com Centro de Gerenciamento Aeroportuário (CGA) instalado (Guarulhos, Congonhas, Brasília, Santos Dumont, Galeão, Recife, Fortaleza, Salvador, Curitiba, Porto Alegre, Confins e Manaus) terão ações de monitoramento reforçadas.

Nos aeroportos de Brasília, Guarulhos, Congonhas, Galeão, Salvador, Recife e Fortaleza estão disponíveis máquinas automáticas de alimentos, com opções de bebidas não alcoólicas e lanches a preços na média do mercado. Outro serviço é a oferta de internet gratuita nesses aeroportos, com tempo limitado a 15 minutos. Até janeiro de 2012, a Infraero já distribuiu mais de 160 mil cartões de acesso.

Voos internacionais 

Embora a maioria das medidas se refira à movimentação de voos domésticos, a Receita Federal vai intensificar a atuação nos aeroportos, especialmente em Guarulhos, onde se espera um movimento maior de voos internacionais. A Polícia Federal (PF) aumentará, em média, 30% o número de efetivos nos aeroportos de Guarulhos, Galeão, Brasília, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza e Porto Seguro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça Débora dos Santos, exemplo de mãe da direita.

GUERRA COMERCIAL ENTRE ESTADOS UNIDOS E CHINA.

A maioria do povo brasileiro é contra a anistia à tentativa de golpe.