Aeroportos terão reforço durante o Carnaval


Fiscalização e serviços de informações aos passageiros nos aeroportos serão reforçados. Medidas incluem aumento de pessoal, gestão operacional integrada e mais informação aos passageiros.

Cerca de três milhões de pessoas vão embarcar e desembarcar em aeroportos da rede administrada pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) durantes os festejos de Carnaval. A estimativa da empresa é de que haja um aumento de 13,2% em relação ao feriado do ano passado. A demanda será atendida por medidas como reforço de pessoal nos aeroportos, gestão operacional integrada e ampliação do acesso dos passageiros à informação.

As ações para o Carnaval nos aeroportos, anunciadas pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero), entram em vigor nesta sexta-feira (17) e se mantêm até 27 de fevereiro, com atuações específicas nos dias em que se concentram voos de saída dos grandes centros (16,17 e 18 de fevereiro). As medidas se referem, especialmente, à movimentação de voos domésticos. 

Os aeroportos que terão as ações fortalecidas no começo do Carnaval são Brasília (DF), Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Galeão (RJ), Santos Dumont (RJ) e Confins (MG). No pós-Carnaval, entre 21 a 27 de fevereiro, o reforço será nos aeroportos do Galeão (RJ), Santos Dumont (RJ), Salvador (BA), Porto Seguro (BA), Recife (PE) e Fortaleza (CE).

Informação - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai reforçar a fiscalização e os serviços de informações aos passageiros, com mobilização de 80 servidores por dia, entre inspetores de aviação civil e técnicos. Em alguns aeroportos, haverá revezamento de Inspetores de Aviação Civil (Inspac) para que o trabalho cubra 24 horas e, em outros, o reforço será para cobertura dos horários de pico, na ida ou na volta do feriado.

Funcionários vão circular pelos saguões, portando coletes amarelos da campanha “Posso Ajudar?” e os balcões de informações contam com o Guia do Passageiro. 

Serviços - A manutenção de equipamentos, como pontes de embarque, elevadores e escadas rolantes, além da limpeza das instalações, serão o foco das equipes de plantão.

Os aeroportos com Centro de Gerenciamento Aeroportuário (CGA) instalado (Guarulhos, Congonhas, Brasília, Santos Dumont, Galeão, Recife, Fortaleza, Salvador, Curitiba, Porto Alegre, Confins e Manaus) terão ações de monitoramento reforçadas.

Nos aeroportos de Brasília, Guarulhos, Congonhas, Galeão, Salvador, Recife e Fortaleza estão disponíveis máquinas automáticas de alimentos, com opções de bebidas não alcoólicas e lanches a preços na média do mercado. Outro serviço é a oferta de internet gratuita nesses aeroportos, com tempo limitado a 15 minutos. Até janeiro de 2012, a Infraero já distribuiu mais de 160 mil cartões de acesso.

Voos internacionais 

Embora a maioria das medidas se refira à movimentação de voos domésticos, a Receita Federal vai intensificar a atuação nos aeroportos, especialmente em Guarulhos, onde se espera um movimento maior de voos internacionais. A Polícia Federal (PF) aumentará, em média, 30% o número de efetivos nos aeroportos de Guarulhos, Galeão, Brasília, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza e Porto Seguro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Origem dos nomes dos países da América do Sul.

Argentina Vem do latim argentum, que significa “prata”. Os colonizadores espanhóis usaram esse nome inspirados no Rio da Prata e nas lendá...