CPI das Privatizações

Por Júlio Lázaro Torma*

No final do ano de 2011,foi lançado o livro "Privataria Tucana" do jornalista Amaury Ribeiro Júnior e que em poucos dias após o lançamento se tornou um best seller.

Coisa rara no mercado editorial brasileiro, um livro de cunho jornalístico, documentário e investigativo chegar ao topo das vendas, além do mais quando se trata de tema de cunho político, como foi este livro.

O conteúdo do livro fez com que o deputado delegado Protógenes Queiroz (PC do B/ SP), requerece no Congresso Nacional, abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), sobre a farra das privatizações durante o governo de Fernando Henrique Cardoso( 1995-2002).

Requerimento assinado por todos os deputados desde o oposicionista PSDB até o governista PT.

A CPI da Privataria tucana, veio atrasada nove anos, era para ter sido homologada no dia 2 de janeiro de 2003, após a posse do presidente Luís Ignácio LULA da Silva.

Nós que votamos em Lula em 1994,1998, 2002, votamos querendo mudanças estruturais, rompimento com o neoliberalismo e o capitalismo.

Assim como queríamos a reestatizaçõesdas estatais, bem como a punição de todos aqueles responsáveis pelas privatizações e entrega de bandeja das estatais ao capital transnacional.

Faz duas semanas em que foi aberto os trabalhos parlamentares no Congresso Nacional. O que nós os cidadãos e cidadãs brasileiros e brasileiras, queremos que os parlamentares, iniciam os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito.

Queremos que a CPI das Privatizações investigue de fato, o processo em que foi feito as privatizações.Quem se beneficiou com a venda das estatais?, o vinculo dos responsáveis com as corporações? e a onde foram embolsados as centenas de bilhões" pagos" pelas empresas?

Segundo o dep.Sérgio Guerra ( PSDB/PE), presidente nacional do PSDB, em nota a imprensa afirma: " As privatizações viabilizaram a modernização da economia brasileira, com centenas de bilhões de investimentos em serviços essenciais e a geração de milhares de emprego"

Algo ilusório das "ilhas da fantasia" demo tucana, a onde a maioria do povo brasileiro não vimos a tal modernização, da economia, melhorias em serviços essenciais e a geração de milhares de emprego,durante a era tucana.

Não vimos e nem fomos beneficiados pelo dinheiro da privataria, o que vimos e sentimos foi a precarização,sucateamento dos serviços essenciais e o aumento de milhares de desempregados, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.

Os que foram beneficiados pelo dinheiro da privataria tucana são os que podem disser um absurdo deste porte.

Esta mais do que na hora do parlamento brasileiro, dos " representantes" do povo, em vez de legislarem em beneficio próprio,em nome dos lobbys e das bancadas.Legislarem e ouvirem o grito da população.

População está que pediu nos prebiscitos populares o " Não Pagamento da Divida Externa e Interna"; "Não o ingresso do Brasil na ALCA" e pediu a reestatização da CVRD" (Companhia Vale do Rio Doce) e o " Limite da propriedade da Terra".

Propostas estas paradas e engavetadas no Congresso Nacional.esta mais do que na hora de abrirmos a caixa preta das privatizações, sucateamento e entrega do rico patrimônio do povo brasileiro.

Que os responsáveis pela privatização sejam responsabilizados.queremos uma CPI de fato que funcione, saia do papel e que não seja engavetada, pela pressão dos lobbys beneficiados pela privataria.
* Membro da Pastoral Operária.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça Débora dos Santos, exemplo de mãe da direita.

Calendário Gregoriano.

GUERRA COMERCIAL ENTRE ESTADOS UNIDOS E CHINA.