Nota do Jornalista Wilson Reis* sobre sua filiação ao PT, publicado no Blog da Floresta.
Uma das principais características da prática do jornalismo de qualidade é apuração correta dos fatos e o conhecimento da pauta. No afã da informação em primeira mão, corre-se o risco, além o que a especulação pode gerar, do cometimento de erros. Foi o que ocorreu com a notícia postada nesta segunda-feira, 13, no jornal On-Line Blog da Floresta (www.blogdafloresta.com). O editor ou pessoa responsável pela nota diz que a Convergência Socialista, ex-corrente interna do Partido dos Trabalhadores (PT) evoluiu do movimento estudantil.
1) Para levar a informação precisa é necessário dizer que a corrente se construiu no Amazonas nos setores operário (PIM/Metalúrgico) de professores (Sinteam), Serviço Público e, também no estudantil (UA, atual UFAM e movimento secundarista);
2) A desinformação prossegue quando afirma que o jornalista Wilson Reis “parece ter desistido ideologicamente da linha trotskista” (derivação do nome do fundador do trotskismo, Leon Trótski). Para combater o desconhecimento do autor sobre o assunto é importante ainda lembrar que o PT possui atualmente a corrente trotskista que edita o jornal “O Trabalho” e no Amazonas tem como sua principal figura pública, o vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT/AM), Walter Matos. É muita falta de informação em tão poucas linhas escritas. Os blogs, sem exceção, devem primar pelo exercício da boa prática jornalística. Bem, quanto a informação que a nota gostaria de ter dado é: desde 1996 não estou no PSTU, partido que se construiu nas lutas no Amazonas e lá tenho amigos. E que já recebi várias propostas de filiação partidária.
* Presidente do Sindicato dos Jornalista Profissionais do Amazonas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário