Irmãos, haitianos!

Por José Ricardo Wendling* 
Em Manaus, desde o ano passado, estamos convivendo com os irmãos haitianos, que buscam uma vida melhor, fugindo da miséria e da fome do seu País.

O Haiti é considerado o País mais pobre das Américas e ficou ainda mais pobre depois do terremoto de janeiro de 2010 - que matou pelo menos 200 mil pessoas e feriu mais de 300 mil, deixando a capital do País com prédios públicos destruídos e milhões de desabrigados. O deputado Praciano esteve lá e viu de perto a miséria do Haiti, onde faltava água, comida, medicamentos e o povo alimentava-se de biscoitos feitos de barro de argila. 


Imaginemos se tivesse tido um terremoto dessa proporção no Brasil e milhares de brasileiros fossem em busca de uma oportunidade em outros países? A solidariedade neste momento é importante e o povo amazonense tem mostrado que é solidário. 

Felizmente, hoje, temos a presença do Governo Brasileiro no Haiti, um dos poucos países que está ajudando na sua reconstrução. Além disso, pessoas como a Dona Zilda Arns, coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, perdeu a vida no terremoto, quando lutava para reduzir a mortalidade infantil naquele País. 

Muitos haitianos continuam saindo da sua Pátria e se refugiando no Brasil. No Amazonas, já são mais de 4 mil, em busca de trabalho e sobrevivência. Porém, o poder público (Federal, Estadual e Municipal) pouco faz para acolher os haitianos. Estou, inclusive, promovendo no próximo dia 27 uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa sobre o tema. 

A Igreja Católica, por meio da Pastoral do Migrante, sempre recebeu os haitianos, conseguindo doações de outras igrejas e de pessoas amigas, além de locais para moradia provisória, alimentos e água, como também oportunidades de trabalho. 

Sabemos que o Brasil ainda tem muitos pobres. E devemos combater essa pobreza. Mas não podemos deixar de ajudar o próximo, como fez Jesus Cristo com a multiplicação dos pães e dos peixes. Até sexta! 

* Economista e deputado estadual pelo PT.
Artigo publicado dia 24 de fevereiro de 2012 no Jornal Dez Minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça Débora dos Santos, exemplo de mãe da direita.

Calendário Gregoriano.

GUERRA COMERCIAL ENTRE ESTADOS UNIDOS E CHINA.