Acessos

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Irmãos, haitianos!

Por José Ricardo Wendling* 
Em Manaus, desde o ano passado, estamos convivendo com os irmãos haitianos, que buscam uma vida melhor, fugindo da miséria e da fome do seu País.

O Haiti é considerado o País mais pobre das Américas e ficou ainda mais pobre depois do terremoto de janeiro de 2010 - que matou pelo menos 200 mil pessoas e feriu mais de 300 mil, deixando a capital do País com prédios públicos destruídos e milhões de desabrigados. O deputado Praciano esteve lá e viu de perto a miséria do Haiti, onde faltava água, comida, medicamentos e o povo alimentava-se de biscoitos feitos de barro de argila. 


Imaginemos se tivesse tido um terremoto dessa proporção no Brasil e milhares de brasileiros fossem em busca de uma oportunidade em outros países? A solidariedade neste momento é importante e o povo amazonense tem mostrado que é solidário. 

Felizmente, hoje, temos a presença do Governo Brasileiro no Haiti, um dos poucos países que está ajudando na sua reconstrução. Além disso, pessoas como a Dona Zilda Arns, coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, perdeu a vida no terremoto, quando lutava para reduzir a mortalidade infantil naquele País. 

Muitos haitianos continuam saindo da sua Pátria e se refugiando no Brasil. No Amazonas, já são mais de 4 mil, em busca de trabalho e sobrevivência. Porém, o poder público (Federal, Estadual e Municipal) pouco faz para acolher os haitianos. Estou, inclusive, promovendo no próximo dia 27 uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa sobre o tema. 

A Igreja Católica, por meio da Pastoral do Migrante, sempre recebeu os haitianos, conseguindo doações de outras igrejas e de pessoas amigas, além de locais para moradia provisória, alimentos e água, como também oportunidades de trabalho. 

Sabemos que o Brasil ainda tem muitos pobres. E devemos combater essa pobreza. Mas não podemos deixar de ajudar o próximo, como fez Jesus Cristo com a multiplicação dos pães e dos peixes. Até sexta! 

* Economista e deputado estadual pelo PT.
Artigo publicado dia 24 de fevereiro de 2012 no Jornal Dez Minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário