DPDC instaura processos por falta de informação sobre transgênicos

"O Código de Defesa do Consumidor há vinte e um anos estabelece que a informação é um direito básico do consumidor e uma obrigação do fornecedor. Ela assegura a transparência nas relações de consumo e garante ao consumidor o exercício pleno de escolha", explica a diretora do DPDC, Juliana Pereira.  
Os testes foram realizados por laboratório credenciado pelo Ministério da Agricultura e os resultados apontaram substâncias transgênicas no milho e na soja usados como ingredientes. Os processos foram instaurados com base no descumprimento do Código de Defesa do Consumidor e do Decreto nº 4.680/2003 , que estabelece a obrigatoriedade de informar no rótulo do produto a presença de OGMs em quantidade superior a 1%.

Uma fiscalização coordenada pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça - e realizada em diferentes regiões do país em parceria com os Procons de São Paulo, da Bahia e de Mato Grosso - identificou descumprimento das regras de rotulagem em pelo menos dez produtos que contêm ingredientes transgênicos, os chamados Organismos Geneticamente Modificados (OGM). As empresas responsáveis responderão a processos administrativos do DPDC.
Fonte: Ministério da Justiça 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Origem dos nomes dos países da América do Sul.

Argentina Vem do latim argentum, que significa “prata”. Os colonizadores espanhóis usaram esse nome inspirados no Rio da Prata e nas lendá...