POLÍTICA NA ESCOLA


     Há dias que penso em comentar, neste espaço, sobre uma atividade escolar que foi desenvolvida por professores e alunos da escola estadual Melo e Póvoa há cerca de um mês e da qual tive conhecimento por meio da imprensa escrita.
No final do último mês de abril, segundo noticiou um dos maiores órgãos de comunicação de Manaus, os professores e a direção da referida escola aproveitaram o momento de eleições de representantes de turmas e passaram a despertar a atenção dos alunos para a importância das eleições municipais e estaduais que elegem os vereadores, os deputados estaduais e federais, os senadores e os representantes do Poder Executivo.
As atividades foram distribuídas de acordo com as disciplinas. Enquanto os professores de Língua Portuguesa trabalharam com as linguagens escrita e oral da política, os de Matemática organizaram pesquisas de intenção de votos e os de História e Geografia discutiram os processos eleitorais em outros países e as diferenças com o do Brasil.
No que se refere à eleição de representantes, os três dias de atividades curriculares e extracurriculares trabalhadas pelos professores apresentaram resultados satisfatórios, pois os alunos entrevistados reconheceram que, após essas atividades, passaram a ter melhor compreensão sobre as atribuições de um representante de classe e encontravam-se mais preparados tanto para votar quanto para serem votados. “Como a política é algo sério, o representante escolhido tem que ser aquela pessoa justa, em quem as pessoas possam confiar para fazer coisas boas”, disse uma das alunas entrevistadas.
Entrevistado, o professor de História, Cléber Lima, disse torcer para que a SEDUC implemente projetos como esse nas demais escolas da rede pública. Também torço por isso, professor, e coloco-me à disposição dos senhores professores para ajudar a tornar esse sonho uma realidade. Parabéns.
       
Francisco Praciano - Publicado hoje,   24/05/2011, no Jornal Dez Minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Origem dos nomes dos países da América do Sul.

Argentina Vem do latim argentum, que significa “prata”. Os colonizadores espanhóis usaram esse nome inspirados no Rio da Prata e nas lendá...