Movimento Nacional da Economia Solidária participa de audiência pública em Brasília


Representantes do Movimento de Economia Solidária pediram nesta terça-feira (17) que a Secretaria Nacional de Economia Solidária não seja subordinada à Secretaria da Micro e Pequena Empresa, órgão com status de ministério previsto no Projeto de Lei 865/11. Esse projeto, de autoria do governo, aguarda votação na Câmara.

O tema foi discutido em audiência pública da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público. Sebastiana Almire de Jesus, que representou a Coordenação Nacional do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, lamentou que o governo tenha elaborado o projeto sem ouvir as entidades do setor. "O problema é que colocaram a economia solidária junto com a pequena e a microempresa, sendo que nós somos grupos totalmente distintos”, disse.

Ela lembrou que as micro e pequenas empresas empregam trabalho assalariado e visam ao lucro, enquanto a economia solidária utiliza o trabalho associativo e cooperativo, em que todos dividem os lucros de forma igualitária.

O relator da proposta na comissão, deputado Eudes Xavier (PT-CE), disse que o próprio governo reconheceu a falha na proposta e vai se reunir nesta quarta-feira (18) com representantes da economia solidária para ouvir sugestões.

"Eu espero que haja uma negociação com o governo tanto do movimento da micro e pequena empresa como da economia solidária e que possamos fazer um ajuste dentro do projeto que contemple os dois setores e que possa ter uma unidade quando formos votar na primeira instância, que é a Comissão do Trabalho."


Pelo projeto, a Secretaria Nacional de Economia Solidária, que hoje funciona dentro da estrutura do Ministério do Trabalho, passaria a estar vinculada à Secretaria da Micro e Pequena Empresa.

Ainda não há data para votação do projeto na Comissão de Trabalho. Posteriormente, a proposta que cria a secretaria ainda passará pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).


Enviado por: Jean Ricardo Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Origem dos nomes dos países da América do Sul.

Argentina Vem do latim argentum, que significa “prata”. Os colonizadores espanhóis usaram esse nome inspirados no Rio da Prata e nas lendá...