PRACIANO ANALISA O DESVIO DE MERENDA


http://www.gravatar.com/avatar/2130847fb6b672399716c7ef46fbaf96?s=40&d=http%3A%2F%2Fwww.gravatar.com%2Favatar%2Fad516503a11cd5ca435acc9bb6523536%3Fs%3D40&r=G
  O programa “Fantástico”, da TV Globo, denunciou, nesse último domingo, os desvios, adulterações, mau armazenamento e várias outras irregularidades envolvendo a merenda escolar em cinco Estados brasileiros.
 Algumas das cenas mostradas eram de entristecer e causar revolta: charque sem a data de validade; comida armazenada ao lado de banheiro sem quaisquer condições de higiene; crianças comendo biscoito de má qualidade por causa da pressão do fornecedor dos alimentos; tubulações de esgoto passando dentro da cozinha, etc. Em uma das escolas visitadas pela equipe que fez a matéria jornalística, a geladeira estava vazia desde o início do ano e só havia açúcar no depósito que deveria estar abastecido de vários tipos de alimentos; Em outra, o arroz que era servido às crianças estava cheio de bichos; Em uma terceira escola, ainda, era o macarrão que estava com mofo.
A reportagem focou as irregularidades com a merenda escolar nos seguintes Estados: Bahia, São Paulo, Goiás, Rio Grande do Norte e Paraíba. Apesar disso, as constantes denúncias de corrupção nos municípios do Amazonas não nos permitem supor que, aqui no nosso Estado, a situação é diferente. O mesmo “Fantástico”, em fevereiro deste ano, denunciou irregularidades encontradas pela CGU que comprovavam o desvio de mais de R$ 11 milhões da área de educação pelo ex-prefeito de Tefé, incluindo desvio de dinheiro da merenda escolar dos anos de 2008 e 2009.
Na verdade, seja em Tefé, no Amazonas, ou em Itaparica, na Bahia, se não houver a devida fiscalização da merenda escolar pelo Conselho Municipal – o que se chama de controle social -, os recursos da merenda escolar deixarão de ser usados para o combate à desnutrição dos estudantes e serão utilizados para o enriquecimento de gestores ou fornecedores corruptos. A fórmula é simples: onde não age o Conselho, age o corrupto.
                                                      
(Publicado na terça-feira,  10  de  maio /2011, no Jornal Dez Minutos)      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Origem dos nomes dos países da América do Sul.

Argentina Vem do latim argentum, que significa “prata”. Os colonizadores espanhóis usaram esse nome inspirados no Rio da Prata e nas lendá...