UNATI/UEA FAZ EM MANAUS EXAMES GRATUITOS PARA TRIAGEM DA OSTEOPOROSE
A Universidade Aberta da Terceira Idade - UnATI/UEA e a indústria farmacêutica Eli Lilly, estão juntas em uma campanha de triagem da osteoporose. A parceria firmada visa beneficiar a população com realização de exames, cujo objetivo é detectar de forma precoce portadores de osteoporose, sobretudo mulheres que já chegaram à menopausa e que possuem características que favorecem o aparecimento dessa doença.
A empresa está instalando o aparelho de ultrassonografia e disponibilizando gratuitamente a realização de exames que favorecem no processo de triagem e diagnóstico que apontam o risco da osteoporose. Essa iniciativa acontecerá entre os dias 16 e 27 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h., no Núcleo de Orientação Gerontológica da UnATI/UEA, localizado na Avenida Carvalho Leal, 1.777, Cachoeirinha. Cerca de 60 ultrassons de calcâneo serão realizados por dia. Como as vagas são limitadas, para fazer o exame é necessário agendamento prévio no local.
Segundo explicou o Diretor da Universidade Aberta da Terceira Idade/UEA, Dr. Euler Ribeiro e o Relações Governamentais do AC/AM/RO/RR da Lilly, Aldany Lopes Machado, a UnATI/UEA foi incluída no projeto por mostrar preocupação e realizar muitas outras ações em prol da saúde da população idosa.
A realização do exame levará em consideração fatores que predispõem à doença. Simples e rápido, o ultrassom de calcâneo é indicado não somente para mulheres acima de 55 anos que na pós-menopausa, mas também para homens que tenham duas ou mais das seguintes características: fumante; cor branca ou amarela; vida sedentária; histórico familiar de osteoporose (mãe, avó ou irmã); em uso de corticóides por mais de três meses; antecedência de fraturas de baixo impacto, ocorridas na idade adulta em coluna vertebral, fêmur ou punho.
Nos casos que apresentarem a predisposição para a doença, elas serão encaminhadas para especialistas, a exemplos de reumatologista e ortopedista, para que possam realizar outros exames e ter um acompanhamento de forma mais precisa e precoce.
A osteoporose torna os ossos frágeis e sujeitos a fraturas. É uma doença silenciosa e debilitante que atinge uma em cada três mulheres e um em cada oito homens, é um sério problema de saúde pública que pode causar dor, perda da liberdade e autonomia dos movimentos, elevando o risco de morte. É conseqüência da perda de tecido ósseo que ocorre mais intensamente após a menopausa, por isso é fundamental que a osteoporose seja detectada precocemente e tratada para que se diminua o risco de fraturas.
O projeto foi criado pela Lilly desde o ano de 2009, dentro da cultura preventiva da empresa nas áreas de neurociência, oncologia, saúde do homem e saúde da mulher, além de ações preventivas nas áreas de diabetes e osteoporose.
Comentários
Postar um comentário