MORADIA POPULAR EM PAUTA


A União Nacional por Moradia Popular foi às ruas, neste 19 de maio de 2011, para reafirmar a luta pelo Direito à Moradia e à Cidade, na defesa da participação popular, da reforma urbana e da autogestão nas políticas públicas.

Vinte e duas entidades e movimentos de moradias, famílias de áreas de risco filiadas a União Estadual por Moradia Popular e ao Movimento Nacional de Luta pela Moradia - MNLM permaneciam em concentração desde as 07:30 horas. Em pauta o direito à moradia e à cidade.

O ato teve inicio às 08h00mm, foi realizado na praça do Congresso uma grande tribuna popular, com manifestação dos participantes, lideres comunitários, dirigentes da União Nacional e do Movimento Nacional, de entidades de Direitos Humanos da Arquidiocese de Manaus, do Fórum Amazonense de Reforma Urbana e também de vereadores e de Assessores do senador João Pedro - PT que estiveram presente apoiando o ato de mobilização nacional no Amazonas.

Cristiane Telles dirigente da UNMP na abertura oficial do ato, conclamou a todos dizendo que a presente mobilização “é para demonstrar o compromisso e a responsabilidade que os movimentos de moradia do estado do Amazonas e da cidade de Manaus tem, desejamos a implementação do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social – SNHIS em nosso estado”. Neila Gomes dirigente do MNLM disse que “a luta pela moradia deve ser uma conquista dos movimentos, com participação e controle social". Agnaldo coordenador do Movimento sem Teto do Norte – MSTN, saudou as famílias do acampamento José Alencar, disse que “ 1500 famílias estão assentadas na ocupação, esse é um primeiro momento para de fato ter moradia para as famílias. O vereador Ademar Bandeira – PT que também esteve presente, disse que “o ato representa a angustia das famílias que não tem moradia. Adnamar Santos representante da Cáritas e da Coordenação do Fórum Amazonense de Reforma Urbana, lembrou que “o quanto é importante ter os instrumentos políticos e jurídicos fruto de muitas lutas do movimento popular, a implementação do SNHIS/FNHIS é de grande importância para nós e para o poder público, na próxima semana iremos entrar com representação no Ministério Público Estadual, denunciando a Prefeitura de Manaus que criou um conselho de faz de conta e que indicou todos os membros para o conselho e para o fundo de HIS deixando de fora os movimentos de moradia, da mesma forma também estaremos nos manifestando em audiência Pública na Assembléia Legislativa do Estado, para cobrar a criação do Conselho Estadual e da elaboração do Plano Habitacional para o estado, lembrou do compromisso assumido pelo Governador Omar Aziz durante sua participação na 4ª Conferência Estadual, realizada em março de 2010, de criar o presente conselho com os preceitos democráticos” concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Origem dos nomes dos países da América do Sul.

Argentina Vem do latim argentum, que significa “prata”. Os colonizadores espanhóis usaram esse nome inspirados no Rio da Prata e nas lendá...