Acessos

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

José Ricardo apresenta Projeto de Lei para que toda escola tenha auditório.


O deputado estadual José Ricardo (PT) protocolizou hoje, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Projeto de Lei para implementação da Política Estadual de Universalização de Auditórios nas escolas públicas do Estado. A proposta visa proporcionar um espaço no ambiente escolar para promoção de debates, palestras, fóruns, apresentação cultural (teatro, dança, instrumento, etc), de forma a estimular a socialização entre os alunos e a comunidade em geral, assim como a proatividade no desenvolvimento cognitivo.

“A escola precisa ter espaços que permitam o desenvolvimento da pessoa como um todo, ambientes onde a criança e o jovem descubram suas aptidões, que incentivem a cidadania e o pensamento crítico. Assim como as bibliotecas e as quadras de esportes, o auditório é um local importante na escola, porque ali professores, alunos, os demais profissionais da educação e a comunidade podem debater assuntos de relevância para a sociedade, podem assistir apresentações teatrais, musicais. Investir em uma escola bem estruturada é investir na educação dos nosso filhos, e isso sempre nos dará bons resultados”, expôs.

O levantamento do Censo Escolar demonstrou que, no Brasil, menos de um terço dos colégios possuem salas de informática, e menos de 10% oferecem laboratórios de ciências. Quando se trata de bibliotecas, quadra de esporte, sala de reuniões, auditórios, o índice é inferior a 5%. Para José Ricardo, a precariedade na estrutura das escolas contribui com o mau desempenho dos estudantes e professores, e, justamente, por isso, o poder público precisa priorizar recursos financeiros e humanos para a escola, para a educação.

Bibliotecas e Quadras de Esportes

O Projeto de Lei 63/2015, que dispõe sobre o Programa de Universalização de Bibliotecas, de autoria do deputado José Ricardo, foi aprovado pelo plenário da Assembleia Legislativa em julho de 2015, mas ainda aguarda a promulgação. Pela propositura toda escola deve ter uma biblioteca tendo pelo menos um livro por aluno, e um bibliotecário. “Propiciar aos alunos o acesso à pesquisa, ao conhecimento, à leitura é o melhor caminho para formar cidadãos conscientes e com senso crítico apurado, sabedores de seu papel na transformação da sociedade”, afirmou.

José Ricardo também apresentou o Projeto de Lei que obriga a inclusão de quadras poliesportivas nas escolas. “É direito de toda escola ter uma quadra de esporte para que os alunos possam fazer atividades físicas. Além de ser mais um instrumento para que os jovens fiquem longe da marginalidade“, acentuou o parlamentar. Segundo a pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em 2014 e divulgada em 2015, na capital amazonense cerca de 56% dos adultos estão acima do peso e com alto índice de sedentarismo, o que justifica ainda mais a proposta do parlamentar.

De acordo com o Projeto, no caso das escolas que funcionam em prédios alugados, a quadra poliesportiva é uma das condições para contratação com o poder público.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário