Onde se apresenta uma deficiência, pode surgir também uma grande oportunidade. Essa é a realidade do evangelista Ronilson Alves Pinto, de 43 anos, que mora em Belém, no Pará, e aproveita cada chance para falar de Jesus e demonstrar que a capacidade está além das limitações físicas.
“Minha infância e juventude foram marcadas por muita dificuldade para me locomover e comunicar, pois a paralisia cerebral causou essa sequela. Porém, com muita força de vontade, consegui quebrar os limites e as barreiras”, diz Ronilson.
Ministério Adventista das Possibilidades (MAP) e o combate ao estigma.
Para Ronilson, os maiores desafios vêm dos limites impostos por outras pessoas. É por isso que ele atua como conselheiro do Ministério Adventista das Possibilidades (MAP), focado na área de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) em relatório que aponta dados de 2024, ele é parte de cerca de 12% da população da América Latina e Caribe que vive com algum tipo de deficiência.
Na infância, o estigma era evidente. “O maior desafio era querer fazer alguma atividade que todos faziam, mas quando eu ia realizar, diziam que eu era incapaz. Sempre era o último a ser escolhido para alguma brincadeira entre os amigos, e a família tinha um cuidado excessivo. Tinha que provar a todo tempo a minha capacidade”, relembra.
Essa é apenas uma parte dos estigmas que pessoas com algum tipo de limitação física ou intelectual enfrentam. A falta de conhecimento por parte da sociedade e, muitas vezes, da família, acaba reduzindo oportunidades de desenvolvimento.
A Bíblia como instrumento de alfabetização e chamado.
Ele conta que a Bíblia foi seu instrumento de alfabetização. Aprendeu a ler por meio dos capítulos e versículos enquanto pedia a Deus o dom da oratória. “O método de pesquisa da palavra de Deus, do Espírito de Profecia (livros da autora norte-americana Ellen White, considerada como profetiza pelos adventistas do sétimo dia), e outros materiais me ajudaram a crescer espiritualmente”, sublinha.
Fonte: https://noticias.adventistas.org/pt/evangelista-com-deficiencia-supera-limites-e-prega-sobre-a-biblia/

Nenhum comentário:
Postar um comentário