O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas recebeu e admitiu uma representação com pedido de medida cautelar que aponta possíveis irregularidades orçamentárias, falhas de transparência e desvio de finalidade pública na realização da Expofest 2025, evento financiado com recursos públicos no município de Itacoatiara.
A representação foi apresentada por Arnoud Lucas Andrade da Silva e tem como alvos a Prefeitura de Itacoatiara, representada pelo prefeito Mário Jorge Bouez Abrahim, e o deputado estadual Thiago Abrahim. O pedido foi admitido pela conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins Rodrigues dos Santos, que determinou o envio dos autos ao relator das contas do município no exercício de 2025.
O evento, realizado nos dias 24, 25 e 26 de outubro, contou com apresentações de artistas nacionais e locais, além de estrutura de grande porte e premiações. Segundo a denúncia, no entanto, há indícios de falhas graves na condução administrativa e financeira da Expofest.
Entre os principais pontos levantados pelo representante estão a publicação tardia da dispensa de licitação para contratação de artistas — divulgada apenas após a realização do evento — e a ausência de transparência ativa, uma vez que o Portal da Transparência do Município estaria desatualizado há cerca de três anos, em descumprimento à legislação e a determinações anteriores do próprio Tribunal de Contas.
Fonte: AM POST. Leia mais em https://ampost.com.br/amazonas/prefeito-de-itacoatiara-entra-na-mira-do-tce-am-apos-denuncia-de-irregularidades-nos-gastos-da-expofest-2025/

Nenhum comentário:
Postar um comentário