Mais de 450 mil domicílios no Amazonas estão em áreas consideradas favelas, aponta IBGE.


O Amazonas tem 453,1 mil domicílios em áreas classificadas como favelas ou comunidades urbanas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados mostram que cerca de 1,4 milhão de pessoas vivem nessas localidades, a maioria em Manaus, que concentra a maior parte dessas áreas e dos moradores que vivem nelas.

Ao todo, o estado reúne 398 favelas, e 60% delas estão na capital. Manaus também responde por 86% dos domicílios do Amazonas situados em áreas informais.

Os dados fazem parte da divulgação Censo Demográfico 2022: Características urbanísticas do entorno dos domicílios nas Favelas e Comunidades Urbanas.

Segundo o IBGE, as favelas e comunidades urbanas de Manaus que tinham maior quantidade de domicílios em 2022 estavam em:
  • São Lucas: 17.821 domicílios;
  • Cidade de Deus / Alfredo Nascimento: 17.632;
  • Zumbi dos Palmares / Nova Luz: 11.273.
Já a menor quantidade de domicílios em favelas e comunidades urbanas da capital foi identificada na Comunidade Distrito Industrial (8 domicílios); na Rua Atleta (45 domicílios) e na invasão Janjão (50 domicílios).

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais de 450 mil domicílios no Amazonas estão em áreas consideradas favelas, aponta IBGE.

O Amazonas tem 453,1 mil domicílios em áreas classificadas como favelas ou comunidades urbanas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geog...