Um dos responsáveis pela fundação da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (ADUA) e 2º vice-presidente no biênio 2004-2006, Aloysio Nogueira de Melo receberá, nesta quarta-feira, 17 de dezembro de 2025, o título de Professor Emérito da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Com 42 anos de magistério superior, o docente aposentado atuou no Departamento de História do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS) e é reconhecido por seu forte engajamento político. A solenidade irá ocorrer às 15h, no auditório Rio Solimões, no Setor Norte do campus de Manaus. Em prol da Educação, Aloysio Nogueira de Melo atuou tanto dentro como fora do ambiente universitário.
O docente fundou e presidiu a Associação Profissional dos Professores do Amazonas (APPAM), entidade com histórico de destaque na resistência à Ditadura Empresarial-Militar. Sua atuação política inclui ainda a atuação como vereador de Manaus pelo Partido do Trabalhadores (PT), sendo eleito em 1992.
O sonho de criar a ADUA foi compartilhado, no final da década de 1970, com o professor Osvaldo Gomes Coelho. “Quando nós voltamos, ele [Aloysio] de São Paulo, e eu de Belo Horizonte, coincidiu. Estava o movimento contra os militares, os usurpadores do poder, nós viemos com aquela ideia na cabeça: ‘ei, bora fazer alguma coisa?’”, contou Osvaldo. Nogueira participou inclusive da assembleia que elegeu Osvaldo como primeiro presidente da entidade.
“O professor Aloysio é uma referência para quem está chegando na universidade e no movimento sindical docente. Seus discursos em assembleias sempre foram marcantes. É importante que essa homenagem seja feita. Ele tem orgulho de ter ajudado a fundar a ADUA. Sua trajetória deve ser registrada”, afirmou a presidente da ADUA, professora Ana Lúcia Gomes. Segundo o professor José Alcimar de Oliveira, 2° vice-presidente da ADUA, "o nome do nosso Comandante, Aloysio Nogueira, já está impresso no Memorial das Lutas Sociais da Classe Trabalhadora e da Categoria Docente do Amazonas".
Fonte: www.adua.org.br

Nenhum comentário:
Postar um comentário