Acessos

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Sessão Especial em homenagem aos 10 anos da Pastoral da Pessoa Idosa no Amazonas.


Acontece às 10h desta quarta-feira (5), no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), Sessão Especial em homenagem aos 10 anos da Pastoral da Pessoa Idosa no Amazonas. O deputado José Ricardo Wendling (PT) é o autor desta justa homenagem diante do belo trabalho realizado pela Pastoral no Estado, assegurando a dignidade e a valorização das pessoas da melhor idade.

A Pastoral da Pessoa Idosa é um Organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e foi criada oficialmente no dia 5 de novembro de 2004. Atua junto às famílias, por meio de líderes comunitários, que, voluntariamente, fazem visita domiciliar às pessoas idosas, preferencialmente, às mais vulneráveis, por sua fragilidade física ou situações de risco social, independentemente de seu credo religioso ou tendência política.

Em Manaus, a entidade tem sua missão estabelecida no artigo 2º do seu Estatuto, que determina “assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, por meio da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada destas, de suas famílias e de suas comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político”.

Para José Ricardo, é de fundamental importância o trabalho desenvolvido pela Pastoral da Pessoa Idosa, contribuindo com o que prevê o artigo 3º do Estatuto da Pessoa Idosa, de 1/10/2003: é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

“Os idosos devem ser absoluta prioridade em todos esses direitos. E a Pastoral vem fazendo muito bem a sua parte. A expectativa é de que até 2030 chegaremos a 73 milhões de brasileiros idosos, diante da melhoria da qualidade de vida da população. De minha parte, continuarei cobrando do poder público melhorias nas políticas públicas para todos os idosos. Um dia, seremos todos da melhor idade”.

Foram convidados para participar da Sessão Especial, dentre outros órgãos e entidades: Arquidiocese de Manaus, Pastoral do Idoso, Conselho Municipal do Idoso, Fundação Doutor Thomas, Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (Seas), Secretaria de Estado da Juventude e Lazer (Sejel), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Estadual de Saúde (Susam), Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), Superintendência Municipal de Transporte Urbano (SMTU), Delegacia Especializada de Crime Contra Idoso (DECCI) e Ministério Público do Estado (MPE-AM).

E mais: Centro de Convivência Magdalena Daou, Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa, Comissão dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Câmara Municipal de Manaus (COMDCAI), Comissão de Direito Humanos e Cidadania da Aleam, Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati), Fórum do Idoso – Seas, Casa do Idoso de São Vicente de Paulo, Grupo de Pessoas Idosas Navegando na Vida, Cáritas Arquidiocesana de Manaus, Grupo Idoso do Lírio do Vale, Grupo da 3ª Idade da Polícia Militar Anos Dourado, Grupo Viver a Vida e Grupo Idoso Mais Jovem.

SERVIÇO

O QUE: Sessão Especial em homenagem aos 10 anos da Pastoral da Pessoa Idosa no Amazonas
QUANDO: Hoje - dia 5 de novembro de 2014 
HORA: 10h
ONDE: Plenário da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam)
ENDEREÇO: Av. Mário Ypiranga Monteiro, nº 3.950 (antiga Recife) - Parque Dez

Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário