Acessos

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Uma viagem pela riqueza da nossa biodiversidade


Já era hora! Vamos comemorar o lançamento do Sistema de Informações sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr). A plataforma disponibiliza dados sobre a nossa diversidade biológica – o Brasil detém cerca de 20% da biodiversidade do planeta – além de notícias e pesquisas realizadas e em andamento sobre o tema.

Foram quatro anos de trabalho na criação e estruturação do SiBBr. Trata-se de uma rede colaborativa, fruto da parceria entre institutos de pesquisa, ministérios, fundações e museus, com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Segundo Andrea Nunes, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), “independentemente do uso da política ambiental, a pessoa vai ter acesso a uma informação mais completa e qualificada” sobre a biodiversidade brasileira.

Sistema continua em ampliação até 2016, englobando mais informações da nossa biodiversidade

Andrea aponta, ainda, que todas essas informações estavam distribuídas em uma vasta rede que abrange universidades, institutos de pesquisa e órgãos públicos ambientais, o que dificultava o acesso. Agora o sistema reúne essas informações e é alimentado de forma colaborativa. Dados de órgãos públicos e de coleções particulares também serão englobados.

No momento já se integram e compõem a base do sistema de dados o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), Museu Paraense Emílio Goeldi, Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Museu Nacional – UFRJ e Universidade Federal do Paraná(UFPR).

Entrando agora no SiBB, vocês terão acesso a informações sobre, pelo menos, 93.687 espécies. O objetivo até 2016, é ampliar o número de registros da biota brasileira para 2,5 milhões. Cliquem aqui e confiram a beleza e a riqueza da biodiversidade brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário